
O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna. No dia 20 de maio é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, ela foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.
O trabalho desses profissionais sempre foi muito importante e eles se tornaram peças imprescindíveis para o cotidiano da sociedade. Seja gerenciando as unidades de cuidado intensivo, realizando planos terapêuticos interdisciplinares ou liderando equipes multidisciplinares de saúde coletiva e individual, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam um trabalho brilhante e que deve ser reverenciado todos os dias.
Tradicionalmente, nesse período, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh promoveu sua semana de enfermagem que, neste ano, foi organizada pela Divisão de Enfermagem e a Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem que contou com uma vasta programação e atividades exaltando e estimulando a categoria.
Inicialmente foi organizado um concurso de frases entre os profissionais, cuja vencedora foi utilizada como mote da semana de 2024. A vencedora foi Lilian Chimenes, enfermeira da CC2 com a frase: “Do nascer ao partir: enfermagem do início ao fim”.
Também foi criado o prêmio “Enfermagem em destaque 2024” com votação dos colaboradores do hospital em cases de sucesso na enfermagem. Foram computados 1600 votos. Os vencedores receberam troféus, certificados e o primeiro lugar um cheque no valor de R$500,00 (quinhentos reais), valor arrecadado entre os enfermeiros responsáveis técnicos do Humap.
Em terceiro lugar ficou o “brinquedo terapêutico” desenvolvido pela enfermeira Flávia Nantes e a técnica em enfermagem Jaqueline. O segundo lugar foi para o “carrinho do centro cirúrgico” do técnico de enfermagem Robson Ernani e, sagrou-se campeã, a equipe da Central de Material e Esterilização, representada pelo enfermeiro Clemenceau Ferreira.
Foi montado um espaço interativo especial no corredor do hospital, com cortina de metaloide, balões coloridos e molduras com motivos da enfermagem para que os colaboradores fizessem fotos durante toda a semana.
“Elaboramos tudo com muito carinho e dedicação e, para o ano que vem, pretendemos aprimorar ainda mais”, explica Thiago Aquino, chefe da Unidade de Apoio à Gestão em Enfermagem.
Para finalizar as atividades, no dia 17 de maio, foi realizada uma cerimônia no auditório da superintendência do Humap, que iniciou o evento com as boas-vindas da superintendente, Dra Andrea Lindenberg.
“Quero agradecer o trabalho dedicado de todos os enfermeiros do Humap que são essenciais em nossa instituição e dizer que fomos todos uma equipe que trabalha em perfeita sincronia. A semana está linda, muito bem organizada e todos os envolvidos estão de parabéns”, ressaltou ela.
Após as boas-vindas foi montada uma mesa redonda com o tema: “Diálogo sobre o dimensionamento e processo de enfermagem: mudanças e perspectivas em 2024” composta pela professora doutora Maria de Fátima Meinberg Cheade, enfermeira Ana Patrícia Ricci e enfermeira Vanessa Pinto Oleques.
O auditório estava repleto de participantes e estiveram presentes no evento a Sra Virnaliza Hilbebrand, presidente do Coren MS e a Sra Dayse Aparecida Clemente, conselheira do Coren MS. Todas elas receberam certificados de agradecimento.
Ao término da mesa redonda foram feitos agradecimentos ao presidente do Sindicato dos trabalhadores da Ebserh em MS e à autora da frase tema da semana da enfermagem. Após, foram realizadas as premiações das votações e a atividade foi encerrada com um coffee servido em frente à Divisão de Enfermagem.
Os participantes receberam um cartão de agradecimento acompanhado de um chocolate.
“Ficamos muito felizes com a participação e com a realização da semana da enfermagem em homenagem a todos os nossos colegas. Essa é uma forma de reconhecer o trabalho da categoria que representa 37,7% dos trabalhadores do Humap e ressaltar a importância de cada um deles na assistência, no ensino e na pesquisa”, finaliza Lurdes.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS)) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde
HU-UFGD/Ebserh promove reunião extraordinária com indÃgenas na Aldeia Bororó em Dourados, MS
24/03/2025 15:37

Saúde
Plano de Saúde Familiar Mais Barato 2025: Opções e Dicas para Economizar
21/03/2025 12:55
Saúde
Dieta balanceada e estilo de vida: uma combinação vencedora para a saúde masculina
20/03/2025 14:37Saúde
Sintomas comuns do climatério e como lidar com eles
18/03/2025 15:42
Saúde
Mutirão de Psiquiatria quer encontrar 20% dos pacientes
17/03/2025 22:00