Dourados – MS quarta, 23 de setembro de 2020
Dourados
30º max
15º min
Saúde

Saiba como fazer para diminuir o consumo de sal nas refeições

09 Dez 2015 - 10h07
Mais de 30 milhões de pessoas sofrem com a hipertensão arterial. - Crédito: Foto: DivulgaçãoMais de 30 milhões de pessoas sofrem com a hipertensão arterial. - Crédito: Foto: Divulgação
Todo dia você faz tudo sempre igual? É hora do almoço e, por mais que a comida esteja bem temperada, você não resiste e adiciona mais sal ao prato? Saiba que esse hábito pode trazer sérias consequências para a saúde. O consumo excessivo desse tempero é um dos responsáveis pelo crescimento da hipertensão na população brasileira, que pode ser desencadeada por hereditariedade, maus hábitos alimentares, idade, peso, sedentarismo, estresse e tabagismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 30 milhões de pessoas no país sofrem com a hipertensão arterial sistêmica, que pode levar a doenças cardiovasculares. A situação é preocupante, pois estamos no sexto lugar entre os países com alta taxa de mortalidade por doenças cardíacas.


Na maioria das vezes, a hipertensão arterial não apresenta sintomas, porém, em casos mais graves ou prolongados, pode causar dores de cabeça, vômito, falta de ar ou visão embaçada. Como prevenção ou parte do tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda evitar adicionar sal à comida e não consumir alimentos com alto teor de gordura saturada e colesterol. Prefira ingredientes integrais e óleos vegetais que apresentem gorduras insaturadas. É importante, também, manter o peso adequado, praticar atividades físicas e não fumar.

Dicas para manter uma alimentação equilibrada;


1. Menos sal, por favor:


Alimentos preparados com temperos em pó ou caldos não necessitam da adição de mais sal após o preparo. Eles, naturalmente, já possuem uma alta taxa de sódio.

2. Afasta de mim esse saleiro:


Retire o saleiro da mesa. Desta forma é possível evitar a adição excessiva do condimento na comida.

3. Escolhas magrinhas:


Priorize carnes magras como frango, peixe e carne vermelha sem gordura aparente. E prepare de forma cozida ou assada — esqueça frituras!

5. Mais saúde:


Consuma diariamente frutas, verduras, legumes e leguminosas. Fibras são ótimas para a saúde do intestino, além de saciar a fome por mais tempo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Academias abrem e parques continuam fechados para esportes
Saúde

Academias abrem e parques continuam fechados para esportes

há 41 minutos atrás
Academias abrem e parques continuam fechados para esportes
Crianças de até 1 ano têm baixa taxa de vacinação em Dourados
Saúde

Crianças de até 1 ano têm baixa taxa de vacinação em Dourados

22/09/2020 15:04
Crianças de até 1 ano têm baixa taxa de vacinação em Dourados
Em 24 horas, MS registra mais 926 novos casos e 12 mortes por coronavírus
Covid-19

Em 24 horas, MS registra mais 926 novos casos e 12 mortes por coronavírus

22/09/2020 14:33
Em 24 horas, MS registra mais 926 novos casos e 12 mortes por coronavírus
Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças
Saúde

Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças

22/09/2020 13:02
Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças
Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro
CoronaVac

Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro

22/09/2020 11:35
Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro
Últimas Notícias