Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
25º
Renove sua CNH
Entrevista

Psicopatas têm maior poder de atração entre mulheres, diz estudo

Em Dourados, a psicanalista Vanessa Figueiredo explica o fato das mulheres se sentirem atraídas pelos homens com traço de psicopatia; Vejam os 15 pontos que identificam um psicopata

14 Nov 2019 - 10h22Por Valeria Araújo
A psicanalista Vanessa Figueiredo explica o fato das mulheres se sentirem atraídas pelos homens com traço de psicopatia - Crédito: O ProgressoA psicanalista Vanessa Figueiredo explica o fato das mulheres se sentirem atraídas pelos homens com traço de psicopatia - Crédito: O Progresso

Um estudo publicado na revista Evolutionary Psychological Science, sugere que homens com sinais de psicopatia são mais atraentes para as mulheres. Conforme a pesquisa, os problemas que os indivíduos psicopatas impõem à sociedade podem ser contrastados com os relatos de seu apelo e sucesso sexual em alguns desses relacionamentos.

Os investigadores canadianos Kristopher J. Brazil e Adelle E. Forth entrevistaram 46 homens e pediram-lhes que gravassem vídeos de dois minutos em que se apresentavam a potenciais parceiras amorosas. Esses vídeos foram depois vistos por 108 mulheres, que os classificaram pela sua atratividade em geral, sex appeal e confiança.

Os homens com as melhores classificações foram também aqueles que, em testes de personalidade, haviam revelado pontuações mais altas nos traços psicopatas. São homens mais propensos a serem confiantes, a estarem à vontade consigo mesmos ou a "saberem as coisas certas a dizer", explicam os cientistas. São indivíduos camaleónicos, que se adaptam à imagem do homem ideal que a mulher procura, e que “conseguem usar o seu charme para provocar confiança e desejo, mas seu objetivo final parece ser prazer egoísta”, pode ler-se no estudo.

Os resultados também mostram que a psicopatia estava relacionada à sociossexualidade, fatores específicos de inteligência social e à geração de classificações de desejabilidade mais altas das mulheres após o controle da atratividade física dos homens. Análises envolvendo comparações de dois homens mostraram que as classificações das mulheres aumentaram em favor do homem mais psicopata. O tom da voz das mulheres também mudou, mas apenas em resposta a diferentes facetas da psicopatia.

Em Dourados, a psicanalista Vanessa Figueiredo explica que o fato das mulheres se sentirem atraídas pelos homens com traço de psicopatia é compreensível pelo fato de que eles conseguem disfarçar sentimentos e serem verdadeiros “atores da vida” para conquistar aquilo que almejam. Em entrevista ao O PROGRESSO, ela explica, inclusive sobre como saber se estamos convivendo com um psicopata.

O que é um psicopata? Qual é a natureza da psicopatia? Psicopatia é uma doença mental?

Para a psicanálise é uma estrutura psíquica. Onde o sujeito tem um embotamento afetivo, sabe o certo e errado, porém tem um código próprio e sem compaixão.

Não é uma doença mental, nem um distúrbio, desta forma não existe uma cura para a psicopatia. É um sujeito que subverte a lei. Que de alguma maneira sua primeira infância foi prejudicada, sofreu muitos tipos de privações e frustrações.

Os psicopatas nascem assim? Há crianças psicopatas? Como identificar uma criança psicopata?

Não acredito numa causa exclusiva biológica, ou genética, mas uma junção de contingências na vida do sujeito. Sim é possível identificar crianças com esse diagnóstico. Reagem diferentemente a situações comuns da vida, sem expressar sentimentos, ou expressar de forma forjada.

Como saber se estamos convivendo com um psicopata?

Isso é muito difícil, porque os psicopatas são excelentes atores na vida, podem demonstrar "sentimentos" quando convenientes a eles. Segue algumas características:

1 - Falta de empatia, não conseguem imaginar os sentimentos dos outros. São incapazes de amar. Não confiam em ninguém.

2 - Encanto superficial e manipulação. Boa oratória, charme. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam serem encantadores.

3 - Afetividade artificial. São indivíduos extremamente racionais, frios e calculistas. Eles não processam e nem aceitam emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário.

4 - Egocentrismo. Auto estima sempre elevada, uma sensação premente de grandiosidade e uma necessidade inerente de estarem sempre certos. Em geral são narcisistas e arrogantes, se acham melhores que os outros.

5 - Ausência de remorso. Não sentem culpa nem arrependimento. Agem com uma indiferença assustadora. Dificilmente ficam em dúvida na hora de tomar decisões (mesmo que sejam amorais).

6 - Mentira patológica. Todos nós mentimos, mas os psicopatas usam mentiras como ferramentas de trabalho. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas; dizem o que é conveniente às devidas circunstâncias.

7 - Baixíssima tolerância ao tédio. Precisam de estímulo constante. Não suportam burocracia nem rotinas; têm pouca paciência e ficam aborrecidos facilmente.

8 - Impulsividade. Desconsideram as conseqüências de suas ações.

9 - Estilo de vida parasitário. Para eles, as pessoas são meros objetos de exploração; instrumentos de sua busca incessante por satisfação.

10 - Perda de controle temperamental. Eles têm instintos violentos não canalizados. Com frequência, agem descontroladamente e reagem de maneira agressiva. Não lidam bem com frustrações, rejeições ou decepções.

11 - Irresponsabilidade. Normalmente eles não assumem responsabilidades (eles as transferem aos outros). Dificilmente aceitam seus erros, e raramente procuram ajuda.

12 - Falta de metas realistas de longo prazo. O ego sempre inflado costuma prendê-los em ilusões.

13 - Problemas precoces de comportamento. Eles manifestam tendências antissociais de forma assídua e, na infância, é certo que sofreram distúrbios de personalidade decorrentes de experiências traumatizantes.

14 - Delinquência juvenil. Atraem e são atraídos por más influências. Aprendem logo cedo a violar regras e usar da violência para hostilizar e controlar as pessoas.

15 - Versatilidade criminal. Geralmente eles apresentam antecedentes criminais, e seus delitos costumam ser mais graves do que a média.

Todo o psicopata é um matador?

Não necessariamente.

Um psicopata pode ser um ditador, um político corrupto ou até mesmo um empresário que explora seus funcionários?

Sim. Muitos psicopatas são bem-sucedidos profissionalmente, ocupando posições de destaque com grande influência e status social. Devido a seu alto grau de inteligência, como não existe afetos, ele consegue ser extremamente racional, usando assim sua inteligência a seu favor, enriquecendo e ganhando poder.

Porque os psicopatas não têm emoções nem culpa?

Psicopatas não apresentam emoções ou compaixão, nem culpa pelo que fazem. Nunca. E, por não serem afetados por ansiedades e serem pura razão, conseguem usar sua inteligência de uma forma bem mais eficiente do que o resto das pessoas (as nossas emoções muitas vezes nos levam a fazer coisas nada espertas, afinal). Eles não têm a censura interna, onde há julgamentos morais.

Um psicopata engana bem? Conseguem fingir amor ou outro sentimento?

Sim, tem boa oratória, charme e manipulação são comportamentos que se sucedem ao psicopata. Eles sabem que é preciso seduzir uma pessoa antes de manipulá-la, e por isso costumam ser encantadores. Eles mentem para conquistar privilégios e justificar suas condutas.

No mundo do psicopata só ele existe? Ele é egocentrico, sedutor e vaidoso?

Sim. Psicopatas têm auto-estima sempre elevada, sensação premente de grandiosidade e uma necessidade inerente de estarem sempre certos. Em geral são narcisistas e arrogantes, pois se acham melhores que os outros.

Como é feito o diagnóstico?

Um psicodiagnóstico é compreendido com entrevistas e aplicações de testes psicológicos de personalidade, testes projetivos, que ajudam a identificar os traços de estruturas onde indicam alguns indícios de patologia. Tudo isso para embasar os dados coletados em entrevistas. E assim, formar o diagnótico.

Existe diferença entre psicopata, sociopata e psicótico?

Sim. Ao contrário de pessoas psicóticas, em que é freqüente a perda do contato com a realidade, os psicopatas não ouvem vozes, seus pensamentos não são distorcidos por delírios e, quase sempre, eles agem de forma racional.

O sociopata possui um temperamento próximo ao do indivíduo comum, sendo a sua conduta mais agressiva por fatores negativos na socialização.

Existem graus de psicopatia?

Sim, como tudo na vida, existe um sujeito, que reage a uma determinada situação, vários, inúmeros fatores estão em jogo, fatores pessoais, sociológicos, econômicos, psíquicos, familiares, emotivos e afetivos.

"Leve" - causam discórdia entre os seus semelhantes. São, aparentemente, extremamente conversadores, mentem com freqüência.

"Moderado" – Não olham os meios para atingir os seus objetivos e seus atos. Apreciam a desgraça alheia.

"Grave" – Quando cometem crimes violentos, como assassínios em série.

Há mais homens ou mulheres psicopatas?

Esse transtorno ocorre tanto em homens quanto em mulheres, mas cada sexo apresenta peculiaridades, principalmente em relação à forma do comportamento manifesto.

O que buscam os psicopatas?

Psicopatas, assim como a maioria dos predadores, buscam poder e controle. Eles querem dominar seus parceiros sexualmente, emocionalmente e fisicamente. Querem enriquecer, corromper.

Como eles entram na vida das pessoas?

Eles fazem isso através da exploração de vulnerabilidades. É por isso que eles adoram te bombardear com atenção e bajulação no início do relacionamento, porque não importa o quão forte ou confiante você seja, estar "apaixonada(o)" torna QUALQUER UM vulnerável

O psicopata tem essa noção de que ele precisa de ajuda especializada?

Não . Ele é auto suficiente. O outro não o angustia, por isso não sofre, nada o abala.

Se a psicopatia não tem cura, como a psicologia pode ajudar?

Particularmente vejo o sujeito, se ele vem a procura de um profissional, ele quer falar, porem é muito raro esse tipo de paciente aparecer na clínica. Em minha experiência clínica de 15 anos, não me recordo de ter identificado um psicopata. Já identifiquei psicóticos, com alguns delírios, porem psicopatas não.

Em Dourados, há muitos casos de psicopatas?

Não sei se nas clinicas dos colegas aparecem, na minha não apareceu ainda. Eles existem, mas não tem angustia pra procurar um atendimento psicoterápico.

Em sua opinião, o que o Estado deveria fazer com os psicopatas criminosos?

Nosso sistema carcerário é um assunto á parte, mas, diante dos fatos, eles não podem ser liberados, por que provavelmente cometerão os mesmos crimes, mesmo eles tendo comportamentos exemplares nos presídio. Soltos, eles voltam a ter liberdade de pensar naquilo que acreditam, e cometem os crimes novamente.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue
Saúde

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

28/03/2024 19:15
Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue
Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas
Saúde

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

28/03/2024 19:00
Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas
Criança de 7 anos é a quarta vítima de dengue em Dourados
Saúde

Criança de 7 anos é a quarta vítima de dengue em Dourados

28/03/2024 08:15
Criança de 7 anos é a quarta vítima de dengue em Dourados
Aliadas ao envelhecimento da população, doenças neurológicas estão se tornando cada vez mais comuns
Saúde

Aliadas ao envelhecimento da população, doenças neurológicas estão se tornando cada vez mais comuns

28/03/2024 08:00
Aliadas ao envelhecimento da população, doenças neurológicas estão se tornando cada vez mais comuns
Quase 30% das crianças e adolescentes sentem dores em músculos, ossos ou ligamentos, aponta estudo
Saúde

Quase 30% das crianças e adolescentes sentem dores em músculos, ossos ou ligamentos, aponta estudo

28/03/2024 07:45
Quase 30% das crianças e adolescentes sentem dores em músculos, ossos ou ligamentos, aponta estudo
Últimas Notícias