Alguns grãos também estãos entre os alimentos saudáveis. - Crédito: Foto: Divulgação
A principal dica dos nutricionistas para entrar em forma é buscar uma alimentação balanceada e apostar em um cardápio saudável. Mas quais os alimentos que devem se tornar os próximos queridinhos das dietas? Já tivemos a onda da tapioca e dos alimentos sem glúten, por exemplo. Especialistas apostam agora em leites vegetais, cogumelos e algumas raízes.Três nutricionistas montaram uma lista com alguns alimentos saudáveis que devem virar tendência neste ano e que trazem diversos benefícios.
“As bebidas de origem vegetal têm se tornado cada vez mais populares, isso porque o número de intolerantes a lactose têm aumentado consideravelmente. Já encontramos no mercado algumas variedades e o melhor de tudo é que podemos fazer vários tipos de “leites” em casa”, explica Karla Vilaça, nutricionista.
”São ricos em fibras, podem apresentar boa quantidade de proteína e são bons substitutos ao leite de origem animal”, analisa Karla, referindo-se aos leites vegetais.
Entretanto, é preciso ter cuidado com a ingestão de cálcio ao substituir o leite animal pelo vegetal. “Esses leites, como o de soja, arroz, amêndoa, aveia, castanhas, não são fontes de cálcio naturalmente, por isso, na hora de optar, dê preferência aos enriquecidos com cálcio”, avisa Patrícia Cruz, mestre em Ciência da Nutrição pela USP.
“Muitas pessoas têm a intenção de diminuir o consumo de carnes por acreditarem ser mais saudável adotar uma alimentação vegetariana. Os cogumelos são bons substitutos para estes alimentos. São fontes de fibras, possuem vitaminas do complexo B e são ricos em ácido fólico, que previnem doenças cardiovasculares”, aponta Karla Vilhaça.
De acordo com Patrícia Cruz, cada vez as pessoas se preocupam com a ingestão de proteína nas dietas, principalmente, com as recomendações da OMS em relação aos alimentos processados. “O endamame é a soja verde (grão imaturo) preparado dentro da vagem com alguns condimentos. Muito comum nos países orientais, o edamame é uma boa fonte de proteínas por baixo teor de gordura e também auxilia na redução de peso já que apresenta elevado teor de fibras”, explica.
Kátia Melo, nutricionista da academia Bodytech Itaim, em São Paulo, defende o inhame. “É uma fonte de carboidrato de baixa carga glicêmica (não eleva a glicemia) e ajuda a amenizar os sintomas da TPM, cólicas e irritações. Ela também aposta no cacau e alimento até ajuda a combater gorduras indesejadas.
Kátia Melo encerra a lista com alguns grãos. “Dentre eles, o feijão azuki é o que menos contém carboidratos que causam gases (rafinose, por exemplo), mas isso não elimina a necessidade do remolho dessa leguminosa.