
Segundo a superintendente do Sesi, Maura Gabínio, após a realização do Diagnóstico de Estilo de Vida e Saúde (DSEV) do Programa, o empresário tem a oportunidade observar o trabalhador de outra perspectiva. “Em alguns casos nem o próprio trabalhador sabe que tem problemas de diabetes, hipertensão ou que está com sobrepeso.
Essas são questões que afetam na produtividade e, por isso, é importante a mudança de hábitos, como a adoção de uma alimentação mais saudável e a prática de atividades físicas, o que proporciona bem-estar ao trabalhador e melhora a rotina de trabalho”, destacou.
#####Melhorias
Ela lembra ainda que o Diagnóstico de Estilo de Vida e Saúde apóia as indústrias nas ações para melhorar a qualidade de vida do trabalhador com programas de promoção da saúde e prevenção de doenças e acidentes de trabalho, além de conscientizar o trabalhador a adotar atitude preventiva e estilo de vida saudável.
A intervenção proposta inclui o preenchimento de um questionário epidemiológico, realizado por meio de entrevistas individuais com o trabalhador, com duração média de 20 minutos, e que contemplam condições de saúde, estilo de vida, características sócio-econômicas e demográficas, além da presença de doenças e de seus fatores de risco.
A equipe do Sesi também realiza aferição da pressão arterial, do peso, da altura, do índice de massa corporal, da circunferência abdominal e faz avaliação bucal e oferece ao trabalhador orientações sobre prevenção e controle das doenças. Os dados obtidos são utilizados para conhecer a realizada quanto aos riscos de doenças crônicas e para a proposição de soluções adequadas a cada empresa por meio dos serviços oferecidos pelo Sesi.
#####Empresas
Para a gerente de recursos humanos da Cerâmica Campo Grande, Rosana Lúcio da Silva, a ação do Sesi junto aos trabalhadores surtiu efeito direto na mudança de hábitos. “Na época do trabalho estávamos com 75 funcionários, pelo menos 40 participaram e hoje vemos que eles se emprenharam em melhorar a alimentação e montaram, inclusive, um time de futebol”, contou, acrescentando que a avaliação do Sesi foi fundamental para o despertar da consciência do trabalhador.
Na unidade Monte Verde do Grupo Bunge Brasil, em Ponta Porã, a analista de desenvolvimento organizacional da empresa, Márcia Melo, destacou que as orientações quanto à adoção de uma alimentação mais saudável foi o ponto alto do trabalho. “A repercussão do trabalho foi excelente, agora ouvimos os comentários sobre a mudança da alimentação, alguns funcionários estavam acima do peso e conseguiram reduzir satisfatoriamente”, disse, reforçando que 500 dos 700 trabalhadores participaram do diagnóstico. “O interessante é que a empresa não obrigou ninguém a participar, o que mostra que eles estão conscientes da importância de obter informações que ajudem a melhorar a qualidade de vida”, pontuou.
Serviço — Mais informações sobre o Programa Indústria Saudável podem ser obtidas nas unidades do Sesi em Dourados (67 - 3416-4500), Campo Grande (67 - 3384-5044), Três Lagoas (67 - 3521-2510) e Corumbá (67 - 3231-6311)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde
Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios
23/01/2021 15:03

Dourados
Mais 3 mortes são registradas e 124 novos casos são confirmados neste sábado
23/01/2021 12:58

Saúde
Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia
23/01/2021 10:07

Dourados
Prefeitura divulga lista de vacinados contra a Covid-19
23/01/2021 08:03

Saúde
Fiocruz libera neste sábado distribuição de vacina aos estados
23/01/2021 07:32