
Há um ano, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarava a pandemia do coronavírus. Neste tempo, profissionais da Saúde lutam contra o tempo para salvar vidas e retardar o avanço da doença. Mais do que nunca, mulheres são as mais afetadas pela Covid-19, principalmente na linha de frente. Em Mato Grosso do Sul, 70% dos profissionais infectados pelo vírus são do sexo feminino.
De acordo com a Fiocruz, mulheres são drasticamente mais afetadas pela pandemia. Então, a Fundação também destaca que as trabalhadoras da linha de frente contra o coronavírus são ainda mais atingidas pela doença.
“É preciso reconhecer que as mulheres sofrem de maneira dramática as consequências da pandemia. Como ocupam a maior parte dos postos de trabalho no setor da saúde, são também mais fortemente acometidas pela doença”, diz no último relatório da Friocruz.
Dos 7.832 casos confirmados desde o início da pandemia em profissionais da Saúde, 5.624 são mulheres. Destas, nove morreram por causa da Covid-19.
A vítima mais recente do coronavírus entre as profissionais da linha de frente de MS, é Aby Jaine da Cruz Montes Moura, que faleceu em 4 de março deste ano. Assim, a médica pediatra trabalhava no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) e também era professora na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi lembrada pelos colegas de trabalho e pacientes com carinho e homenagens destacavam determinação e alegria da profissional. (Midiamax)
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde
Saúde abre consulta pública sobre inclusão de vacina da dengue no SUS
07/12/2023 11:15

Saúde
A importância dos exames de dosagem hormonal para homens e mulheres
07/12/2023 10:45

Saúde
Vacina desenvolvida com participação da USP é pioneira no Brasil em imunização nasal contra covid-19
07/12/2023 08:00

MDPI Award 2023
Bolsista da FAPESP recebe prêmio internacional por estudo de células tumorais
07/12/2023 07:45

Saúde
Em Campo Grande, pacientes têm acesso a atendimento com especialista sem fila e perto de casa
07/12/2023 06:30