
Segundo a resolução, a partir 1º de janeiro de 2014, motociclos e similares devem emitir o máximo de 2 g/km de CO, 0,8 g/km de HC e 0,15 g/km de NOx. A partir de 1º de janeiro de 2016, o valor máximo de HC será de 0,3 g/km e também deverá ser informado pelo fabricante o valor de CO2 emitido.
Para a categoria de ciclomotores, a partir de 2014, os limites são de 1 g/km de CO, 0,8 g/km de HC e 0,15 g/km de NOx, além de informar o valor de CO2 emitido.
A medida alcançará até as motos importadas. Os novos limites colocarão o país no mesmo nível de tolerância já adotado por Europa, Estados Unidos e Japão.
Todos os veículos desta resolução devem ter os valores de CO, HC e velocidade angular do motor em marcha lenta declarados pelo fabricante ou importador com base nos valores comprovados no ensaio de certificação e deverão ser divulgados por meio do Manual do Proprietário do veículo, bem como à Rede de Serviço Autorizado, por meio do Manual de Serviço.
Mais motos nas ruas
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado em maio mostrou que até 2017 haverá mais motos do que carros nas ruas. E parte da frota ainda polui até quatro vezes mais do que carros, informou Rudolf Noronha, gerente de qualidade do ar do Ministério do Meio Ambiente, referindo-se às motocicletas fabricadas até o início do Programa de Controle da Poluição do Ar por Ciclomotores, Motociclos e Similares, o Promot, criado em 2002. Em 2014, entrará em vigor a fase quatro do programa, com limites ainda mais rigorosos já indicados para 2016.
Os fabricantes de motocicletas não informaram o custo da adaptação nas linhas de produção.
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