Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Saúde

Formigamento nas mãos: o que pode ser?

27 Set 2021 - 13h30Por Blog Amor Saúde
Formigamento nas mãos: o que pode ser? - Crédito: Banco de Imagens Crédito: Banco de Imagens

Sabia que um simples formigamento nas mãos pode ser o sinal de uma série de doenças ou mesmo deficiências que o seu corpo pode ter? Entre elas, podemos mencionar hanseníase, estresse, infarto ou mesmo falta de vitamina B1.

O sintoma pode parecer algo comum e até inofensivo. Por isso, normalmente, as pessoas não dão a devida importância a esses sinais que o corpo emite para dizer que há algo de errado. Claro que caso isso tenha acontecido apenas uma vez, não é motivo para entrar em pânico.

Mas quando o sintoma aparece com certa frequência, é preciso procurar ajuda médica para identificar a causa. No dia a dia, ficar um longo tempo parado em uma mesma posição pode causar formigamentos em vários membros do corpo e, para resolver o problema, basta se movimentar para que tudo volte ao normal, aos poucos.

O formigamento nas mãos pode ser um alerta e, para ajudar você nessa questão, explicamos quais são algumas das causas mais recorrentes para que você preste atenção. Confira!

O que pode ser a sensação de formigamento nas mãos?

Não existe apenas uma causa ou doença caracterizada pelo formigamento das mãos. Pelo contrário, há inúmeros quadros, dos mais simples aos mais graves, que podem ter essa situação entre os seus sintomas.

O problema é que a maioria das pessoas não dá a devida importância a sinais que elas consideram normais, como é o caso da dormência ou mesmo uma dor de cabeça recorrente, que pode ser enxaqueca, por exemplo.

É preciso entender que as mãos são algumas das partes mais sensíveis de todo o nosso corpo e isso acontece porque elas têm muitos receptores neurais. Toda essa sensibilidade nos permite perceber diferentes temperaturas, texturas e formas dos objetos, por exemplo.

Com isso, sentir formigamento nas mãos de vez em quando, por conta de alguma pequena mudança que tenha afetado os nervos, é normal. No entanto, se ele for mais intenso, frequente e acompanhado de outros sintomas — como dores e uma sensação de cansaço excessivo —, o ideal é que você procure um médico o mais rapidamente possível.

Afinal, esse pode ser um sinal de doenças como as que listamos abaixo e você não vai querer ficar em dúvida se é um infarto ou ansiedade, certo?

Quais doenças causam formigamento?

A dormência nas mãos pode significar problemas de circulação sanguínea, infarto, esclerose múltipla ou mesmo inflamações. Ou seja, há desde problemas mais simples de serem controlados como também, doenças mais complexas, que exigem acompanhamento médico para que a qualidade de vida do paciente sofra o menor impacto possível.

Em geral, quanto mais cedo se descobre uma doença, maiores serão as possibilidades de tratamento e também as chances de sucesso do mesmo. Não é por acaso que os médicos aconselham uma rotina de acompanhamento e check-up para garantir a sua saúde, mesmo quando não há nenhum sinal de agravo.

Doenças do coração e pressão alta

Sabia que um dos sinais do AVC (acidente vascular cerebral) pode ser o formigamento nas mãos? Mas calma, normalmente, a dormência indica essa enfermidade se vier acompanhada por outros sinais. A pressão alta, que é uma condição de saúde muito comum entre os brasileiros, também causa formigamento nos membros superiores.

Um dos principais problemas da pressão alta é o fato de que ela pode ocasionar o surgimento de outros quadros graves, como ataque cardíaco, insuficiência dos rins e o próprio AVC. Muitas vezes, também, a pressão alta não aparece por meio de sintomas, mas sim, nos exames de rotina pedidos pelos médicos como o cardiologista.

Hérnia de disco

A hérnia de disco, como o próprio nome diz, é causada por um desgaste dos discos das vértebras. Com o esforço repetitivo e a degradação causada pelo tempo, as hérnias são formadas, principalmente, na área lombar. As causas podem ser inúmeras, desde genética, falta de atividades físicas, envelhecimento e mesmo o hábito do fumo.

Com isso, sintomas como formigamento, dores na coluna, pernas e mesmo braços podem indicar a existência da hérnia de disco. Além da descrição dos sinais pelo paciente, o médico também pode pedir exames como a ressonância magnética para um diagnóstico preciso.

Diabetes

Infelizmente, a diabetes é uma doença comum, mas nem todos sabem como ela se desenvolve ou mesmo os seus sintomas. Basicamente, ela é sempre associada à proibição da ingestão de açúcar. A doença acontece pela má absorção de insulina ou pela baixa produção desse hormônio, que ajuda a regular a glicose no corpo humano.

Há diferentes tipos de diabetes, como o tipo 1, o tipo 2 e aquele que é desenvolvido pela mãe durante a gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 90% dos casos são de diabetes tipo 1.

Entre alguns dos sintomas da diabetes, podemos listar fome e sede constantes, mudanças na visão, feridas que levam mais tempo do que o normal para cicatrizar, necessidade de urinar mais do que o normal e o formigamento nos pés e mãos.

Síndrome do pânico e estresse

Síndrome do pânico e estresse são algumas doenças muito presentes na vida moderna. A primeira delas pode causar crises repentinas de ansiedade, em que a pessoa pode sentir muito medo, além de apresentar sintomas físicos como palpitações, sensação de falta de ar, suor excessivo, tremores e tontura.

Já o estresse, que pode surgir por diversos fatores como a demissão do trabalho, a perda de um ente querido ou mesmo crises no casamento, traz sinais como dificuldades para dormir, tensão muscular, mudanças no humor, ansiedade e depressão. Além do mais, um sintoma comum presente nas duas situações é o formigamento nas mãos ou no rosto.

Esses são apenas alguns exemplos de doenças comuns que podem ser notadas a partir da dormência nas mãos constante, mas a lista é bem grande. Logo que perceber qualquer mudança no seu corpo ou saúde em geral, não hesite em procurar um médico.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Saúde

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

24/04/2024 23:30
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Saúde

MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano

24/04/2024 17:00
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

24/04/2024 12:15
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out
Saúde

Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out

24/04/2024 11:00
Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out
Hoje tem mutirão de vacina contra a dengue na Anhanguera
Saúde

Hoje tem mutirão de vacina contra a dengue na Anhanguera

24/04/2024 08:30
Hoje tem mutirão de vacina contra a dengue na Anhanguera
Últimas Notícias