
A falta de doses deixou quase 3 mil idosos acima de 80 anos sem vacina em Dourados nesta primeira semana de imunização. Apesar da Prefeitura ter feito um calendário amplamente divulgado com as faixas etárias para cada dia da semana, muita gente ficou de fora.
O PROGRESSO percorreu vários postos de Saúde e a informação foi a de que as vacinas sequer chegaram, ou em outros casos a quantidade de doses era irrisória para atender o público alvo. Havia um agendamento, cuja quantidade de vagas já estava esgotada no início da semana.
De acordo com a Prefeitura de Dourados, o município recebeu apenas 720 doses até a última sexta-feira (29). A alta adesão dos idosos com mais de 80 anos à vacina contra a Covid-19 surpreendeu a Secretaria Municipal de Saúde de Dourados; As poucas doses acabaram rapidamente e quem não se imunizou deve esperar próxima remessa. As pessoas com 99 anos ou mais procuraram as unidades e, como tem prioridade por conta da idade, usaram grande parte das doses.
O secretário de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, esclareceu que as doses eram suficientes para atender 20% do grupo prioritário. “Quando fizemos o cronograma no início da semana, não imaginávamos que a procura seria tão alta. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. É bom porque as pessoas com mais idade tiveram acesso às doses como preconiza o Plano Nacional de Imunização. E é ruim porque as pessoas que ainda aguardavam o cronograma até sexta-feira não poderão se vacinar agora”, ponderou o secretário.
Nota sobre falta de vacinas
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que elaborou um cronograma de vacinação respeitando a faixa etária de pessoas com mais de 80 anos. O cronograma foi criado com base nas 720 doses que chegaram no município na última sexta-feira. As doses foram “pulverizadas” nas postos de saúde. Cada unidade recebeu poucas doses, até porque o público alvo é bem limitado. Porém, é possível que pessoas que fazem parte dessa faixa etária não consigam se imunizar neste momento, tendo que aguardar uma nova remessa de vacinas. Levantamento da Secretaria indica que são 3.664 idosos nessa faixa de prioridade.
Sobre os acamados, a orientação da Secretaria de Saúde é que parentes dos idosos procurem as unidades de saúde para fazer o pré-agendamento da vacinação. Com o pré-agendamento feito, duas equipes da SEMS irão até a casa das pessoas para fazer a imunização”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde
Fundect e Secretaria de Saúde promovem seminário de avaliação de pesquisas para o SUS
04/12/2023 21:00

Saúde
Período de chuvas e altas temperaturas: SES reforça cuidados para evitar criadouros da dengue
04/12/2023 15:45

Saúde
Ministério da Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas
04/12/2023 12:45

DEZEMBRO LARANJA
Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele aconteceu no Humap-UFMS
04/12/2023 12:00

Saúde
Diabetes: o que você precisa saber antes de fazer um implante dentário?
04/12/2023 10:00