
Para combater os índices de suicídio entre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado lançou o programa "Inspira Jovem". A iniciativa busca promover a saúde mental principalmente dos jovens dentro de seus territórios, oferecendo suporte e prevenção para enfrentar os desafios enfrentados pelas comunidades.
Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil, publicado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) com dados de 2023 mostram que naquele ano ocorreram no país 180 casos de suicídio entre indígenas.
O estado do Amazonas liderou a lista com 66 registros, seguido por Mato Grosso do Sul, com 37, e Roraima, com 19. O relatório também revelou que mais de um terço das vítimas tinham até 19 anos de idade, evidenciando o impacto da crise na juventude indígena.
Dos 37 casos ocorridos em Mato Grosso do Sul, 28 foram contra homens e 9 de mulheres. No Brasil, dos 180 registros, 125 eram homens e 55 mulheres.
O subsecretário de Políticas Públicas para Povos Originários de MS, Fernando Souza, diz que a maior parte de casos de suicídio, drogas e alcoolismo estão concentrados em aldeias da região sul do estado. O motivo é que as aldeias estão próximas de cidades, como Dourados, que possui a maior população indígena urbana do país, com cerca de 20 mil moradores.
Os desafios para enfrentar e combater essas problemáticas ainda são gigantescos, em específico na saúde mental. O programa Inspira Jovem foi lançado na quinta-feira, na cidade de Nioaque, e tem como proposta levar empoderamento aos indígenas, e mostrar que eles não estão sozinhos.
Contudo, na prática, as dificuldades começam com o acesso a profissionais da saúde mental. Dourados, por exemplo, tem três psicólogos para atender aldeias da região, enquanto Nioaque, depende de Aquidauana.
A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Governo Federal, é o órgão responsável pela saúde indígena. Fernando Souza diz que tem mantido diálogo no sentido de ampliar a rede de assistência à saúde mental e tem expectativa que neste ano possa haver o reforço de mais profissionais para atender de forma mais eficaz todas as regiões do estado.
O programa Inspira Jovem iniciado por Nioaque irá percorrer todas as aldeias do estado e será desenvolvido durante as assembleias promovidas em cada comunidade no decorrer do ano.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Saúde
Mulheres vítimas de violência doméstica terão tratamento dentário pelo SUS
12/03/2025 06:30

Saúde
Projeto assegura consulta gratuita com oftalmologista para pessoas com diabetes
11/03/2025 06:20

Saúde
Novas moléculas podem ser promissoras para tratamento da osteoporose
09/03/2025 07:20

Saúde
Emagrecimento saudável: dicas para alcançar bons resultados
06/03/2025 15:51

Saúde
Pesquisa sobre doença de Chagas é retomada após liberação de recursos dos EUA
02/03/2025 07:40