Dourados – MS quinta, 20 de março de 2025
26º
Covid-19

Chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

22 Mai 2022 - 15h00Por Karine Melo, Agência Brasil
A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido - Crédito: Marcelo Camargo/Agência BrasilA decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido - Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil.

portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.

A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.

“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.

Histórico

No último dia 12 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, a pedido do Ministério da Saúde, o prazo de validade das autorizações para uso emergencial de vacinas contra covid-19, que deixariam de ser usadas na campanha de vacinação contra a doença com o fim do Epin. A medida vale também para medicamentos que só deveriam ser usados durante a crise sanitária. Segundo a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, as autorizações permanecerão válidas por mais um ano.

No mesmo dia, a Anvisa alterou a resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do encerramento do estado de emergência. Entre as mudanças, estão a retomada do serviço de alimentação a bordo e permissão para retirada de máscaras para se alimentar, durante o voo.

Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal empenhou quase R$ 34,3 bilhões para a compra de cerca de 650 milhões de imunizantes contra a covid-19.

“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, ressaltou o Ministério em nota.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde

Sintomas comuns do climatério e como lidar com eles

18/03/2025 15:42
Mutirão de Psiquiatria quer encontrar 20% dos pacientes
Saúde

Mutirão de Psiquiatria quer encontrar 20% dos pacientes

17/03/2025 22:00
Mutirão de Psiquiatria quer encontrar 20% dos pacientes
Prefeitura de Dourados amplia rede de farmácias em postos de saúde
Saúde

Prefeitura de Dourados amplia rede de farmácias em postos de saúde

17/03/2025 14:00
Prefeitura de Dourados amplia rede de farmácias em postos de saúde
Personalidades entrevista presidente do Instituto Sangue Bom
Saúde/TV ALEMS

Personalidades entrevista presidente do Instituto Sangue Bom

16/03/2025 07:00
Personalidades entrevista presidente do Instituto Sangue Bom
Mulheres vítimas de violência doméstica terão tratamento dentário pelo SUS
Saúde

Mulheres vítimas de violência doméstica terão tratamento dentário pelo SUS

12/03/2025 06:30
Mulheres vítimas de violência doméstica terão tratamento dentário pelo SUS
Últimas Notícias