O “pacote” de recursos destinados a Dourados contempla a implantação de uma estrutura, viabilizada com recursos que Geraldo Resende conquistou ainda como deputado federal: a construção do Centro de Diagnóstico Médico e do Centro de Especialidades Médicas, em área anexa ao Hospital Universitário de Dourados.
A ampliação dos investimentos em obras e ações na área de saúde em Dourados contempla uma iniciativa ainda o lançamento do Centro de Diagnóstico Médico e Centro de Especialidades Médicas, com destinação de R$ 13,4 milhões, sendo R$ 6,8 milhões oriundos de emenda do então deputado federal Geraldo Resende nos anos de 2015 e 2015 e o restante em recursos estaduais.
O Centro de Diagnóstico e de Especialidades será construído ao lado do futuro Hospital Regional para atender os 33 municípios da região da Grande Dourados, que possui aproximadamente um milhão de habitantes. A unidade também deverá dar suporte aos pacientes internos do futuro Hospital Regional de Dourados. Na parte de diagnósticos, a unidade contará com aparelhos e equipamentos de última geração.
Ali, a população terá acesso a exames de tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, Raios-X digital, ultrassom com dopplervelocimetria (exame não invasivo utilizado para estudo da circulação fetal em diversas situações clínicas), laboratório de análises clínicas para todos os tipos de exames, teste ergométrico, holter 24h, eletroencefalograma, eletrocardiograma e densitometria óssea, entre outros. O centro de especialidades médicas terá perfil ambulatorial, de caráter regionalizado, inserido na rede de Serviços do SUS – Sistema Único de Saúde. A unidade deverá ter espaços para as consultas especializadas e procedimentos ambulatoriais, tais como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e broncoscopia, entre outros. Segundo Geraldo Resende, o fato de Dourados ser a sede de uma macrorregião faz com que a procura em todas as especialidades médicas, bem como exames de baixa, média e de alta complexidade no município seja muito grande.
“O governador Reinaldo Azambuja mostrou-se bastante sensível com essa realidade e, tão logo viabilizamos os recursos federais, obtivemos dele o total apoio e o compromisso da contrapartida estadual, o que agora se concretiza com o início das obras nos próximos dias”, diz Resende.