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Saúde

Cápsulas de óleo ajudam a tratar TPM

02 Fev 2011 - 17h30

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BELO HORIZONTE - Já era de conhecimento popular, mas agora tem a comprovação da ciência. Ingerir cápsulas de óleo ajudam mesmo a combater os sintomas da TPM, que diariamente aterrorizam mulheres no mundo todo.

As cápsulas de ácidos graxos essenciais, substâncias da classe das gorduras, reduzem dores de cabeça, inchaço, alterações de humor, depressão, choro compulsivo e dores nos seios.

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que avaliaram 120 mulheres de 16 a 49 anos por seis meses, os ácidos contidos na cápsula ajudam na formação de prostaglandina E1, substância que regula a prolactina, causadora dos sintomas da tensão pré-menstrual.

Entretanto, não é preciso sair correndo para comprar as cápsulas na farmácia. Quem preferir pode apenas mudar a deita e passar a ingerir bastante salmão, linhaça e óleo de peixe. Estes alimentos estimulam a produção dos ácidos graxos pelo organismo.

#####TPM

Tensão Pré Menstrual, a TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. Muitas vezes são tão severos que podem interferir na qualidade de vida da mulher. Acredita-se que a função fisiológica do ovário seja o gatilho que dispara os sintomas da síndrome alterando a atividade da serotonina (neurotransmissor) em nível de sistema nervoso central.

Entre os sintomas mais comuns estão desconforto abdominal, mastalgia (dor seios) cefaléia (de cabeça), fadiga, irritabilidade, tensão, humor deprimido, humor lábil, aumento do apetite, esquecimento e dificuldade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choro fácil, calorões, palpitações e tonturas.

#####PREVENÇÃO

A TPM pode variar a cada ciclo, mas algumas medidas ajudam a minimizar os efeitos. Aconselha-se a reduzir a gordura, sal, açúcar, café, chá, e bebidas à base de colas. A dieta deve ter boas fontes de cálcio, encontrado no leite, iogurte desnatado, além de magnésio que existe em verduras como espinafre. Fracionar as refeições ajuda para não ficar muito tempo sem comer. Reduza ou elimine a ingestão de álcool, pare de fumar e faça exercícios aeróbicos regulares durante 20 minutos, três vezes na semana. (Fonte: UFPE e ABC da Saúde)

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