Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
19º
Dourados

"Câncer de tireóide é doença silenciosa", diz médico

19 Jul 2016 - 18h14
Médico cirurgião de cabeça e pescoço alerta para o câncer de tireoide. Foto: Marcos Ribeiro - Médico cirurgião de cabeça e pescoço alerta para o câncer de tireoide. Foto: Marcos Ribeiro -

Ninguém sabe ao certo por que, mas a incidência do câncer de tireóide vem crescendo. Ele é mais comum entre as mulheres, mas não é exclusivo delas. No Brasil é o oitavo mais comum na população feminina (exceto os tumores de pele não melanoma) e são estimados cerca de 7 mil novos casos em 2016.
Em Dourados, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realiza o "Julho Verde", campanha Nacional que visa conscientizar a população sobre os tumores malignos da cabeça e pescoço, os principais fatores de risco e como preveni-los.

Segundo o médico responsável pela campanha em Dourados, Rafael Susin, o próximo dia 27 foi definido como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, data na qual inúmeras entidades reúnem esforços para informar a população sobre os perigos das doenças malignas dessa região. Boa parte dos casos de câncer de tireóide pode ser diagnosticado precocemente, antes mesmo de produzir sintomas que o paciente perceba. Qualquer exame de rotina, quando o médico palpa o pescoço do paciente, pode revelar a presença de um nódulo. Como a maioria dos casos é entre mulheres, as consultas periódicas ao ginecologista é que costumam detectar o tumor em seu início.
Em entrevista ao O PROGRESSO, o médico Rafael Sussin alerta sobre a doença.



#### Quais os sintomas do câncer de tireóide?

A tireoide é uma glândula situada na base da garganta e que produz e libera hormônios responsáveis por regular a função de diversos órgãos, como rins, cérebro, coração e fígado. O nódulo na região inferior do pescoço, geralmente em sua região central, muitas vezes endurecido, pode representar o nódulo tireoidiano ou um linfonodo cervical. A freqüência em mulheres é duas vezes maior que nos homens. Quando o diagnóstico é feito, os nódulos tireoidianos são habitualmente de 1 a 4 centímetros e apresentam metástases linfonodais ( células cancerígenas nos gânglios cervicais) em um terço , mas raras vezes metástases a distância ( pulmão e ossos) são encontradas. É pouco freqüente o câncer de tireóide causar rouquidão ao ser descoberto. Atualmente é freqüente o achado ocasional de nódulos de tireóide ao se fazerem exames de rotina, como ultra sons, tomografias e ressonâncias do pescoço.


#### Quais são os tipos de câncer de tireóide? Quais são os mais comuns?

São basicamente 4 tipos:
Carcinoma papilífero, mais freqüente e normalmente de boa evolução. Ocorre em 75 a 80% dos casos.
Carcinoma folicular que apresenta em geral boa evolução, ocorrendo de 10 a 15 % dos casos. Está incluído um subtipo que é o carcinoma de células de Hürthle, com freqüência de 3%.
Carcinoma Medular que apresenta pior evolução e menor chance de cura. Mais raro, ocorre em 3,5% dos casos.Carcinoma Indiferenciado ou anaplásico que é quase sempre é fatal mas felizmente muito raro, acometendo até 1,5%.

#### O câncer de tireóide está aumentando de incidência?

A progressão da incidência do câncer de tireoide, cerca de 1% ao ano, tem chamado atenção dos especialistas. Esse crescimento está ligado ao aumento real da doença e também do diagnóstico, principalmente de tumores pequenos e assintomáticos que no passado poderiam passar desapercebidos durante a vida do paciente. Com isso, o perfil do paciente mudou. Antigamente, os casos eram de pessoas com doenças grandes e palpáveise e na atualidade, mais da metade dos tumores identificados são pequenos e visíveis apenas por meio do exame de ultrassom.

#### Qual é o tratamento do câncer de tireóide?
A cirurgia é o tratamento indicado com a retirada da glândula tireóide e ressecção dos gânglios linfáticos adjacentes acometidos pelo tumor, o que se chama de esvaziamento cervical. No pós-operatório a reposição do hormônio tireoidiano se faz com uma dose um pouco superior a necessária, com o intuito de diminuir a produção pela hipófise do TSH, um hormônio que estimula o crescimento do câncer de tireóide. O objetivo é deixar os níveis de TSH em um valor inferior ao nível normal.

#### A radioterapia e a quimioterapia são usadas para o câncer de tireóide?

Raramente. O câncer de tireóide normalmente é pouco responsivo a estes tratamentos, mas algumas vezes são indicados em tumores avançados de tireóide.


#### Como é o tratamento com Iodo radioativo?

Quando o médico indica o tratamento com Iodo radioativo, este só acontece após a cirurgia de tireoidectomia total e esvaziamento cervical. Atualmente após extensa revisão dos estudos de sobrevida de pacientes tratatos com iodo radioativo, chegou-se a conclusão que a indicação desse tratamento está cada vez mais restrita a pacientes com risco aumentado de recidiva do tumor. Felizmente este tratamento apresenta poucos efeitos colaterais e em geral são bem tolerados. Sensações como alteração do paladar e inflamação nas glândulas salivares podem ocorrer.


#### O câncer de tireóide normalmente volta?

Até um terço dos cânceres bem diferenciados de tireóide recidivam e retornam principalmente em gânglios (linfonodos) cervicais. Pode se passar até 20 anos para o câncer de tireóide reaparecer, por isso é necessário seu seguimento a longo prazo. Este seguimento envolve o exame físico cervical e exames laboratoriais como tireoglobulina (marcador tumoral), TSH, ultra-sonografia cervical, cintilografia de corpo inteiro e Ressonância Magnética.

#### A vida é normal após o tratamento do câncer de tireóide?

Sim. Conforme já dissemos, as chances de cura são ótimas. Só será necessário a reposição hormonal sempre acompanhada pelo médico Endocrinologista ou Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Esta reposição não traz limitações para as atividades cotidianas e apresenta poucos efeitos colaterais.

#### O câncer de tireóide é hereditário ? Qual a sua causa?

Aproximadamente 5 a 10% dos casos de câncer de tireóide tem história semelhante na família. O carcinoma medular de tireóide pode esta associado a uma síndrome genética com forte componente hereditário familiar, chamado Neoplasias Endócrinas Múltiplas (NEM) .
A principal associação de câncer de tireóide está em pacientes que receberam radiação em suas glândulas tireóides. No desastre de Chernobyl, após a bomba de Hiroshima, no acidente de Fukushima, anos depois, ocorreu a incidência muito aumentada de câncer de tireóide, principalmente em crianças expostas a radiação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil alcança marco importante no combate ao HIV, mas segue precisando de melhorias
Saúde

Brasil alcança marco importante no combate ao HIV, mas segue precisando de melhorias

há 14 minutos atrás
Brasil alcança marco importante no combate ao HIV, mas segue precisando de melhorias
Comissão debate prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais
Saúde

Comissão debate prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais

20/04/2024 06:30
Comissão debate prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país
Saúde

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

19/04/2024 20:00
Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país
HU-UFGD tem programa pioneiro de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Indígena
Dia dos Povos Indígenas

HU-UFGD tem programa pioneiro de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Indígena

19/04/2024 15:30
HU-UFGD tem programa pioneiro de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Indígena
Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
Saúde

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

19/04/2024 11:45
Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
Últimas Notícias