
A apresentação foi promovida pela equipe da Unidade Básica de Saúde Coronel Antonino, composta pela gerente do Distrito Sanitário Norte, Lara Maia, Médica clinica-geral, Késia Lacerda, gerente-administrativa, Auxiliadora de Souza, e Apoio Administrativo do Distrito Norte, Joyce Eduarda e Aline Santos.
A equipe destacou que a tuberculose é uma doença perigosa, causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e pluera (membrana que envolve os pulmões).
Os sintomas da doenças são tosse por mais de duas semanas com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre no fim do dia, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dores no peito.
Durante a apresentação, a gerente do Distrito fez questão de ressaltar que a tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. "Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias, que podem ser aspiradas por outras pessoas", enfatizou. "Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose, assim como beijos e abraços também não", completou .
O diretor-presidente Agepen, Ailton Stropa Garcia, participou da abertura da palestra na qual agradeceu a participação dos servidores e destacou que essa ação tem por objetivo levar aos servidores o conhecimento sobre a doença, assim como os meios de prevenção e o tratamento recomendado. Segundo Stropa, o ambiente prisional, devido à sua característica e propício à transmissão da doença. "É necessário esse olhar especial também aos servidores, que convivem no dia a dia das prisões" , disse
A palestra destinada aos servidores foi realizada pela Diretoria de Assistência Penitenciaria, através da Divisão de Saúde, com o apoio da Diretoria de Administração e Finanças, por meio do Núcleo Psicossocial de Apoio ao Servidor, em parceria coma Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Covid-19
MS ainda não registrou casos da variante do coronavírus e adota medidas para agilizar realização de exames
24/02/2021 16:26

Covid-19
MS tem média móvel de 835 casos novos por dia
24/02/2021 15:39

Covid-19
Reabilitação melhora em 26% a recuperação de pacientes pós Covid-19
24/02/2021 11:15

Saúde
Anvisa concede primeiro registro definitivo para vacina contra a Covid-19 nas Américas
24/02/2021 09:51

Avaliação
Saúde realiza consulta pública sobre a incorporação do canabidiol para tratamento de epilepsia refratária
24/02/2021 08:57