
Trilhões de bactérias vivem de forma benéfica em nosso organismo, elas estão presentes na pele, boca, órgãos sexuais, e principalmente no intestino. São tantos micro organismos existentes no intestino humano que já são considerados como nosso segundo cérebro, e o conjunto deles forma a microbiota intestinal.
Para a nutricionista de Dourados Patrícia Regina Terço Leite, o intestino é responsável pela maior parte da absorção de nutrientes e água proveniente dos alimentos, por isso, a alimentação é tão importante para a formação de uma microbiota saudável.
Segundo ela, pesquisadores buscam entender como o equilíbrio da microbiota intestinal está diretamente relacionado à saúde, já que o intestino e o cérebro possuem uma conexão. Mas afinal, o que é a microbiota intestinal? Do que ela é composta? Como funciona? Como posso cuidá-la? O que seu mau funcionamento pode acarretar?
Ela esclarece que a microbiota intestinal é um conjunto de micro-organismos que colonizam o lúmen e a mucosa intestinal. Composta principalmente por bactérias, mas também de vírus, fungos e arqueas. A convivência harmônica desses micro-organismos irá ditar o bom funcionamento do metabolismo corporal e do sistema imunológico.
“Uma dieta adequada para cada organismo vai colaborar para esse equilíbrio. Os indivíduos que possuem intolerâncias e alergias alimentares devem se atentar aos cuidados necessários com a alimentação, pois são mais propensos a terem um desequilíbrio, e para esses casos é recomendada a procura por um acompanhamento nutricional e médico”, esclarece.
Ela continua: “E o que acontece quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal? Inicia-se uma resposta inflamatória, que diferente do que muitos pensam, é benéfica, pois é sinal de que o sistema de defesa está protegendo o organismo contra patógenos”, destaca.
No entanto, quando essa inflamação se torna persistente, de forma crônica, pode provocar o desenvolvimento de inúmeras doenças, dentre elas, doença de Chron, Celíaca, Diabetes tipo 2, Dislipidemia, Obesidade, Disbiose, Alzheimer, Parkinson, Esclerose múltipla, Depressão, Esquizofrenia, Transtorno bipolar, TDAH, Artrite reumatoide, peritonite e envelhecimento precoce.
“Por isso uma alimentação adequada é de suma importância para a manutenção de um corpo saudável e para o bom funcionamento da microbiota intestinal. Faça exames regulares e caso haja alguma alteração, procure uma nutricionista”, destaca.
Alimentação adequada é importante para a manutenção de um corpo saudável
Deixe seu Comentário
Leia Também

Agrotóxico
Novo estudo vincula exposição ao herbicida glifosato a problemas de saúde mental e cognitiva
29/11/2023 09:30

Saúde
Pesquisa sobre a relação entre hipertensão e periodontite é premiada pela American Heart Association
29/11/2023 07:30

Senado
Teresa Leitão defende a regulamentação da cannabis medicinal no Brasil
29/11/2023 07:00

Câmara dos Deputados
Oposição critica vacinação de crianças contra Covid em debate com ministra da Saúde
29/11/2023 06:45

Saúde
Covid-19 registra 995 novos casos na última semana em MS, com sete óbitos confirmado
28/11/2023 21:45