Dourados – MS segunda, 17 de junho de 2024
21º
Artigo de Opinião

Planejamento da sucessão familiar - Estratégias para uma transição tranquila

27 Mai 2024 - 15h00Por Marcelo Viana
Planejamento da sucessão familiar - Estratégias para uma transição tranquila -

Atualmente, vivemos a realidade de que apenas 3 a cada 10 empresas sobrevivem ao processo de sucessão familiar e que apenas 24% dos tomadores de decisão em empresas familiares possuem um plano de sucessão bem estruturado. 


À frente da T4 Consultoria, com ampla experiência na área de consultoria para empresas de controle e Gestão Familiar, Marcelo Viana aborda sobre o melhor momento para a sucessão familiar e sobre os principais passos para uma execução de plano bem-sucedida.

Quando é o melhor momento para a sucessão familiar? 

Quando questionado, friso que o melhor momento para a sucessão familiar é agora. Por envolver questões técnicas, familiares e emocionais, é crucial que sua estruturação seja minuciosa, levando em conta as complexidades do processo.

A sucessão familiar é essencial para as empresas, podendo influenciar diretamente seu sucesso ou fracasso em longo prazo.

Vale ressaltar que conforme o avanço da idade do fundador, os riscos de afastamento ou de perda do gestor são iminentes. Por se tratar de um processo complexo e longo, o ideal é que a empresa familiar se dedique à sua elaboração o quanto antes. 

Muitos conflitos surgirão no momento de planejar a sucessão familiar, sendo indispensável que a cultura da empresa esteja bem consolidada antes do evento de transição de direção do negócio.

Para que se avance no processo do planejamento da sucessão familiar, responder a algumas perguntas é fundamental, como:
  • Quais são as expectativas financeiras das famílias envolvidas?
  • Qual é o nível de dependência financeira da empresa?
  • Qual é a idade dos ocupantes de cargos-chave na empresa?
  • Qual é o nível atual de preparação dessas pessoas?
  • Quais são as diferenças no nível de preparação entre elas?
  • Quais são as expectativas dos acionistas ou familiares que não participam da gestão?
Entre outras.

O processo de sucessão familiar exigirá planejamento, disciplina, estratégia e paciência de todos os participantes.

Planejando o quanto antes a sucessão familiar – Principais passos

O processo de sucessão familiar demanda a sensibilização de todos os envolvidos na gestão da empresa e reforço a importância da adoção de práticas de governança corporativa que ajudarão a nortear o processo, sendo o conselho consultivo o principal meio para isso.

Abaixo, confira os principais passos para uma sucessão familiar bem-sucedida:

Planejamento com antecedência 

Esta é a etapa essencial para a sucessão familiar e envolve a identificação dos potenciais sucessores, assim como avaliar e identificar o perfil e as competências necessárias para liderar a empresa. 

Além disso, devem ser estabelecidos critérios claros para a escolha do sucessor, baseados em competência, experiências e valores alinhados com o negócio.

Investimento no desenvolvimento e capacitação 

Uma vez identificados os perfis dos sucessores é o momento de investir em sua formação e desenvolvimento de maneira que possam adquirir experiência nas áreas que compõem a empresa. 

Ter o apoio de profissionais externos como é o caso do conselho consultivo é essencial para orientar e mentorar os futuros liderados.

Comunicação e Transparência

Manter uma comunicação aberta com todos os membros da empresa familiar é essencial, assim como comunicar aos stakeholders sobre o andamento da sucessão familiar.

Além disso, é essencial tornar claras as expectativas em relação aos papéis dos possíveis sucessores e dos membros do negócio a partir da nova direção do negócio. 

Estrutura de governança sólida

Os conselhos (consultivo e de administração) são essenciais para garantir as práticas de governança e a longevidade do negócio. 

Neste ponto, vale destacar os acordos familiares como instrumentos importantes para a formalização das regras e processos em torno da sucessão.

Transição gradativa

No geral, para a eficiência da sucessão empresarial, a transição ocorre gradualmente, ou seja, o futuro sucessor aos poucos vai assumindo as responsabilidades  como gestor do negócio como meio de adaptação à nova realidade.

Nessa etapa se faz necessário implementar testes para analisar o desempenho do sucesso frente a desafios que demandam tomadas de decisões importantes.

Formalização

Todos os aspectos ligados à documentação legal da sucessão familiar compreendem essa etapa, que inclui transferência de poder e propriedade com o respaldo de documentos legais (testamentos, acordos de acionistas, etc.).

Obter orientação sobre o planejamento tributário e financeiro é crucial para a minimização de impactos fiscais e para garantir a sustentabilidade financeira no período de transição.

Gerenciamento de conflitos 

Obviamente que no processo podem surgir conflitos, sendo assim, se faz necessário estabelecer mecanismos para a mediação e resolução de conflitos que surjam no processo de sucessão familiar.

Monitoramento e avaliação

A avaliação e feedbacks contínuos principalmente ligados aos impactos da transição na empresa são fundamentais, inclusive, para a realização de ajustes conforme a necessidade da empresa.

Para concluir, a longevidade da empresa familiar depende do planejamento sucessório, sendo assim, implemente o quanto antes. 


Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação
Artigo

Pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação

17/06/2024 15:30
Pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação
DPU e PNUD lançam painel sobre atuação em direitos humanos
Sociedade

DPU e PNUD lançam painel sobre atuação em direitos humanos

17/06/2024 10:15
DPU e PNUD lançam painel sobre atuação em direitos humanos
Cirurgião plástico do MS apresentarseu trabalho no maior Congresso de Cirurgia Plástica
Sociedade

Cirurgião plástico do MS apresentarseu trabalho no maior Congresso de Cirurgia Plástica

14/06/2024 17:15
Cirurgião plástico do MS apresentarseu trabalho no maior Congresso de Cirurgia Plástica
Veja quais são as tendências para o mercado de fidelização
Sociedade

Veja quais são as tendências para o mercado de fidelização

13/06/2024 16:30
Veja quais são as tendências para o mercado de fidelização
Escolha de foro da ação judicial
Artigo

Escolha de foro da ação judicial

11/06/2024 10:45
Escolha de foro da ação judicial
Últimas Notícias