
Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), desta quarta-feira (12), o especialista em doenças raras, ciências da saúde e genética, o médico Almir Martins, fez uso da tribuna para apresentar uma pesquisa clínica e molecular para Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP).
“Trabalhamos há mais de 20 anos com doenças raras e complexas, de difícil tratamento e diagnóstico. Juntamente com uma equipe, coordenada pelo Dr. Durval Batista Palhares, descobrimos que a maioria de nós vive numa situação inflamada, por conta de vários agressores imunogênicos. As evidências da literatura suscitam ideias de alvos terapêuticos e de qual deve ser o melhor momento de intervenção na clínica da FOP”, disse.
Almir Martins utilizou a tribuna a convite do deputado Renato Câmara
Segundo o médico, composições farmacológicas em estudo conseguem estabilizar a doença. “O FOPCON é uma medicação que ajudou os pacientes a minimizar a dor, dormir melhor, bem como controlar a doença. Temos pacientes com a doença controlada. Ele não traz efeito colateral, uma descoberta importante. Também detaco o processo não evasivo, coletando material por meio de raspagem da célula mucosa da boca. Assim, podemos estudar as variantes do genoma paciente. Estamos encorajados a continuar as pesquisas”.
Os deputados Renato Câmara (MDB), Coronel David (PL) e Neno razuk (PL) parabenizaram o trabalho da equipe de pesquisadores e se colocaram disposição no apoio, por meio de emendas parlamentares.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Educação
'Estudantes no Controle' incentiva protagonismo estudantil e cidadania ativa em Mato Grosso do Sul
há 35 minutos atrás

Saúde
Professor da UEMS cria app inovador para reabilitação de vÃtimas de AVC
26/03/2025 08:00

Educação
Acadêmicos da UFGD com filhos pequenos podem solicitar auxÃlio financeiro para garantir permanência
26/03/2025 07:40

Segurança
Tornozeleira eletrônica para agressor de mulher está na pauta do Plenário do Senado
26/03/2025 06:40

Saúde
SES promove capacitação sobre talidomida para profissionais da saúde de MS
25/03/2025 21:30