A UFMS é a melhor Universidade do Estado entre as nove instituições de ensino superior de Mato Grosso do Sul citadas no Ranking Universitário da Folha (RUF). A Instituição ocupa a terceira posição entre 21 universidades do Centro-Oeste e a 36ª colocação entre 203 universidades brasileiras brasileiras, públicas e privadas. A avaliação anual é realizada pela Folha de São Paulo desde 2012.
No ranking, as instituições estão classificadas com base em cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Os dados são coletados em bases do Ministério da Educação, de periódicos científicos e de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, além de informações de agências federais e estaduais de fomento à ciência e de pesquisas de opinião do Datafolha.
“Em relação à pontuação final do ranking, a UFMS atingiu 73,1 pontos, a maior pontuação já alcançada pela instituição em todas as edições”, celebra a técnica-administrativa da Diretoria de Avaliação Institucional, Beatriz Lopes Corso. Na edição 2024, a Universidade melhorou seus resultados nas áreas de Pesquisa (41ª posição), Inovação (45ª posição) e Internacionalização (52ª posição), em comparação a 2023.
No Estado, a UFMS foi seguida pela Universidade Federal da Grande Dourados (72ª posição), Universidade Católica Dom Bosco (73ª posição), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (99ª posição) e pela Universidade Anhanguera – Uniderp (178ª posição).
Melhores cursos
O RUF também classifica os melhores cursos de graduação do país. Na UFMS, o Curso de Agronomia do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS) obteve a melhor colocação, conquistando a 1ª posição do Estado, a 3ª do Centro-Oeste e a 14ª do Brasil. Os cursos de Zootecnia, Jornalismo, Medicina Veterinária e Artes Visuais alcançaram a 19ª, 21ª, 24ª e 27ª posição do país, respectivamente.
“Sem dúvida, é o reconhecimento de um trabalho feito por várias mãos. O nosso Câmpus iniciou suas atividades em 2006 com o Curso de Agronomia e, desde então, esse curso tem sempre sido muito bem avaliado. […] [A conquista] reflete o trabalho feito por coordenadores e docentes. […] Lógico que não podemos deixar de ressaltar também a colaboração da gestão central da UFMS, que sempre nos auxilia em todas as informações para que a gente possa ter projetos pedagógicos atualizados e, dessa forma, podemos ter o reconhecimento pela comunidade”, celebra o diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastaldi.
O diretor também atribui o resultado a verticalização do ensino. “Nós temos tido destaque no nosso curso de Mestrado em Agronomia, com ótimas avaliações. Então, não só na graduação, mas na pós também. Nós estamos iniciando o curso de Doutorado em Agronomia também, e é reflexo do trabalho bem feito desde a base na graduação”, explica.
Na Universidade, também foram avaliados os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.
O desempenho da UFMS no RUF ao longo dos anos pode ser consultado nesta página.