A reitora Camila Ítavo tomou posse em solenidade realizada ontem, 12, pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Na ocasião, o ministro da Educação, Camilo Santana, empossou 15 reitores de universidades e institutos federais. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC e reuniu autoridades, parlamentares e convidados dos reitores empossados.
O ministro da Educação, Camilo de Santana, destacou a relevância da missão dos reitores para engrandecer a educação brasileira. “Mais do que gestores, vocês são líderes que carregam o potencial de transformar não apenas as instituições, mas também de transformar comunidades e vidas. Os desafios que temos pela frente são grandes, mas a história nos mostra que com determinação e trabalho coletivo podemos construir um futuro promissor”.
O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, também enfatizou a responsabilidade das lideranças na busca por melhorias na sociedade. “Nobre é a missão de ser reitor ou reitora de uma universidade federal. Vocês assumem um grande papel e uma grande responsabilidade. Eu tenho a certeza de que cada um de vocês, com o seu talento e o seu compromisso, contribuirão para a construção de um Brasil melhor, mais inclusivo, mais justo e antirracista, mais preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro”.
A reitora Camila Ítavo realizou o discurso em nome dos reitores de universidades empossadas. Em sua fala, a gestora destacou que a posse simboliza um processo democrático para escolha das lideranças à frente das instituições de ensino superior. “Nossa posse é um reflexo de um debate democrático e transparente para a escolha daqueles e daquelas que melhor representam as universidades. É a democracia que se traduz em legitimidade”.
“No caso da UFMS, isso significa que 50 mil pessoas confiam em nosso trabalho, além daquelas e daqueles que propriamente não votaram na consulta universitária, mas que continuam sendo nossa responsabilidade. Seja por um medicamento ou vacina que cura ou por uma nova tecnologia social que resgata a dignidade humana, tudo isso desenvolvido em nossas universidades”, completou.
Em sua fala, a reitora ressaltou também o protagonismo feminino nas universidades e na própria cerimônia, já que, dos 15 reitores que assumiram na manhã de hoje, oito são mulheres. “As universidades são espaços onde o novo pode se tornar referência, onde é possível pensar mudanças que inspiram nossa sociedade. São espaços cada vez mais ocupados por nós, mulheres, inclusive em cargos de liderança”.
“Por isso, saúdo as reitoras que tomam posse no dia de hoje e quero ressaltar a responsabilidade que temos de ser inspiração para tantas outras, para tantas meninas, jovens e mulheres que podem perceber que é possível transformar vida pela educação, assim como foi comigo e com todos nós, e ainda poder estar disponível para missão de cuidar de tantas outras pessoas, ou como costumo dizer, preparar a universidade para as próximas gerações”.
A reitora da UFMS finalizou seu discurso convidando as autoridades a se inspirarem no espírito universitário frente às adversidades. “Quando os desafios surgirem, que possamos nos inspirar nas universidades que são espaços de sonho, alegria, cuidado, amizade, onde está a juventude que vai além da idade, que mantenhamos aceso o eterno coração de estudante”.
Além do ministro da Educação e do secretário de Educação Superior, também participaram da solenidade o secretário de Educação Profissional Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Elias Monteiro; o presidente do Conselho Nacional de Educação, César Callegari; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo.
Além da reitora Camila Ítavo, assumiram ainda os reitores Everton Ricardi Lozano da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Francisco Ribeiro da Costa, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Gilmar Pereira da Silva, da Universidade Federal do Pará; José Roberto Soares, da Universidade Federal de Lavras; Márcia Cristina Bernardes Marcos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Marluce Aparecida Souza e Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso; Nadir do Nascimento Nogueira, da Universidade Federal do Piauí; Rodrigo Nogueira de Codes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Rosana Reigota Naves, da Universidade de Brasília; e Terezinha Domiciano Dantas Martins, da Universidade Federal de Paraíba. À frente dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), foram empossados os reitores Carlos César Teixeira Ferreira, do IF do Maranhão; Fábio Storch de Oliveira, do IF do Acre; e Joaquina Aparecida Nobre da Silva, do IF do Norte de Minas Gerais.
Na solenidade, estiveram presentes o vice-reitor Albert Schiaveto; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dulce Tristão; a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Pinheiro; a diretora da Agência de Educação Digital e a Distância, Daiani Riedner; o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Marcos Cruz; e a presidente Conselho de Curadores da Fapec, Luciani Coimbra Carvalho.
Fotos: Rose Pinheiro e Luis Fortes/MEC