A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recebe até o dia 14/11 inscrições para a 5ª edição do curso “Tempo é Vida: Primeiros Socorros no Ambiente Escolar”, uma oportunidade imperdível para professores e profissionais de escolas e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de Campo Grande. O projeto, coordenado pela profa. Dra. Alessandra Machado, visa capacitar esses profissionais para enfrentar situações críticas, desde emergências com risco de vida até incidentes comuns em crianças e lactentes, promovendo um ambiente escolar mais seguro e preparado.
Sucesso desde sua primeira edição, o projeto surgiu da necessidade de aplicar o que é preconizado na Lei 13.722, conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica.
Cadastre-se no curso pelo QRCode da arte acima. Prazo de Inscrição vai até 14 de novembro de 2024
Utilidade Pública
Entre os temas abordados no curso, destacam-se manobras de desengasgo, técnicas de reanimação cardiorrespiratória, atendimento em casos de avulsão dentária, procedimentos para intoxicações, manejo de crises convulsivas e outros conhecimentos essenciais para lidar com emergências médicas. Essa formação prática e teórica capacita os participantes para agir com segurança e rapidez, garantindo proteção e bem-estar para as crianças sob sua responsabilidade.
Para garantir o aprendizado completo e eficaz, o curso é dividido em duas etapas: uma parte teórica, realizada on-line, que serve como pré-requisito para o treinamento prático, e uma etapa presencial, onde os participantes podem colocar em prática o conhecimento adquirido em simulações realistas e interativas. Após a conclusão de ambas as fases, os participantes receberão um certificado de 8 horas, atestando sua competência em primeiros socorros.
“A importância dessa iniciativa transcende a sala de aula. Ela visa capacitar os profissionais da educação para responder de forma rápida e eficaz em situações de emergência médica, especialmente aquelas envolvendo crianças e lactentes. Esta é uma oportunidade valiosa para a comunidade escolar de Campo Grande adquirir conhecimentos vitais e se preparar para lidar com emergências de forma eficaz,” explica Dra. Alessandra Machado.
Simulações realistas e interação garantem excelente aprendizado. E tem certificação de 8 horas
O curso é parte do programa “Saúde UEMS: Inclusão e Inovação para o Bem-Estar”, reforça o compromisso da universidade em promover educação e segurança no ambiente escolar, aliando ensino e responsabilidade social. O treinamento prático será conduzido pelos acadêmicos de Medicina Anna Gabrielly Paulino Ferreira, Leonardo Daniel Da Silva Araque, Milene Alves de Souza Almeida, Pedro Henrique Amelio Alves, Sofia Da Silva Gomes, Vitor Luiz da Silva, Alexander Nantes Stein e Larissa Borges.
O projeto ainda conta com apoio do Núcleo de Educação Permanente – SAMU/Dourados, que auxiliou no treinamento técnico dos alunos do projeto.
Detalhes do Curso
- Formato: Parte teórica on-line e parte prática presencial;
- Data da prática presencial: 23 de novembro, das 07h30 às 11h30, na UEMS/Campo Grande (Bloco F, Laboratório de Habilidades Médicas);
- Público-alvo: Professores e profissionais da educação de escolas e EMEIs;
- Certificação: 8 horas;
- Inscrições: Até 14 de novembro pelo formulário on-line;
"As vagas são limitadas, então não deixe para a última hora. Inscreva-se e seja parte de uma comunidade escolar mais preparada e consciente", reforça a docente da UEMS. Com informações da Coordenação do projeto.