Dourados – MS quarta, 26 de março de 2025
30º
Campanha Campão Cultural 2025
UEMS/Nova Andradina

Projeto financiado pela Itaipu transforma realidade de Escola local

Horta comunitária une tecnologia e sustentabilidade para beneficiar estudantes e professores

16 Fev 2025 - 07h20Por Rubens Urue/UEMS
Projeto financiado pela Itaipu transforma realidade de Escola local - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem colaborado com o desenvolvimento em diferentes recortes locais no Estado, por meio de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um deles, denominado "Sustentabilidade em Ação" desenvolvido por equipe de docentes e acadêmicos da UEMS/Nova Andradina, tem obtido êxito na integração da ações da Universidade com a comunidade.

O projeto "Sustentabilidade em Ação" busca retomar as práticas sustentáveis na Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, localizada no Assentamento Casa Verde, no município de Nova Andradina/MS. Conforme a coordenadora da iniciativa, profa. Dra. Kátia Gonzales, docente da UEMS, as ações promovem a implantação de uma horta sustentável e de um viveiro de mudas com irrigação automatizada. A iniciativa envolve acadêmicos dos cursos de Matemática e Sistemas de Informação da Unidade de Nova Andradina, que aplicarão seus conhecimentos em soluções práticas, como o sistema de irrigação automatizado e aulas integradas com temas matemáticos, fortalecendo a extensão universitária e beneficiando a comunidade.

A iniciativa ainda conta com as professoras colaboradoras, Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis - professora do curso de Matemática e as professoras Amanda Cristina Davi Resende e Simone de França Tonhão do curso de Sistemas de Informação.

"Os alimentos cultivados na horta serão utilizados na merenda escolar, proporcionando refeições mais nutritivas, com excedentes destinados às famílias e entidades carentes. Além disso, as mudas do viveiro contribuirão para a proteção de nascentes e o reflorestamento da região, por meio da formação de matas ciliares, reforçando a biodiversidade e a qualidade da água", informa Kátia.

As iniciativas estão integradas ao currículo escolar, proporcionando que os estudantes aprendam sobre sustentabilidade, educação financeira e agricultura familiar de forma prática. O projeto possui impacto ambiental, pedagógico e social, é um exemplo de como práticas sustentáveis podem transformar comunidades e inspirar novas iniciativas, além de reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

"Neste semestre, com o retorno das aulas na Escola Rural Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, as atividades do projeto foram retomadas com grande entusiasmo. Para estruturar o retorno das atividades, foi realizada uma reunião com a diretora da escola, onde toda a equipe do projeto participou, planejando as ações pedagógicas e a continuidade da implantação da horta e do viveiro de mudas. Além disso, foram promovidas conversas com os professores de matemática da instituição, consolidando uma parceria essencial para o desenvolvimento das atividades educativas", detalha Kátia.

O projeto também e integrado pelo prof. Dr. Sonner Arfux, gerente da UEMS/Nova Andradina. Ele ressalta que uma das primeiras atividades presenciais realizadas neste ano foi uma trilha ao redor da represa local. A iniciativa permite que a equipe explore o espaço, identificando as espécies de árvores e plantas que melhor se desenvolvem na região. Esse levantamento contribuirá para a seleção das mudas que serão cultivadas no viveiro e futuramente utilizadas na formação da mata ciliar, fortalecendo a sustentabilidade ambiental da área.

"O projeto é financiado por Edital específico lançado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec com foco na promoção da educação e de práticas voltadas ao meio ambiente, proporcionando aos estudantes e professores da Escola Rural Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin uma experiência prática e enriquecedora", destaca Sonner.

O impacto local do projeto realizado pela equipe da UEMS é regitrado na fala de Renata Aparecida Soares Santos Costa, que é a diretora da Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, em Nova Andradina/MS. "O projeto de recomposição da mata ciliar e automação da horta escolar, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, terá um impacto positivo profundo em nossa comunidade rural. Ele não apenas promoverá a conscientização ambiental entre os alunos, mas também oferecerá experiências práticas que integrarão a matemática ao cotidiano, desenvolvendo habilidades essenciais. Além disso, a revitalização da mata ciliar contribuirá para a preservação do meio ambiente local, melhorando a qualidade da água e a biodiversidade, enquanto a automação da horta proporcionará alimentos frescos e saudáveis para nossas famílias", relata.

Depoimentos de bolsistas

"O projeto tem sido uma experiência transformadora, permitindo conectar a matemática à realidade dos alunos e evidenciando sua importância para a sustentabilidade. Como bolsistas, desenvolvemos uma visão prática e interdisciplinar da educação, o que enriquece nossa formação profissional. Além disso, estamos contribuímos para a comunidade escolar ao incentivar uma aprendizagem que valoriza tanto o meio ambiente quanto a aplicação concreta do conhecimento matemático no cotidiano". Rafaela Eduarda Desto Moreira.

"Participar deste projeto tem sido uma experiência enriquecedora, pois além de ampliar meus conhecimentos em automação e tecnologia, vejo na prática como a inovação pode melhorar a realidade de uma comunidade". Domini da Silva Acco.

"Acredito que a sustentabilidade é essencial para um futuro equilibrado e justo! Como futura professora de Matemática, vejo chances de integrar os conceitos matemáticos durante o ensino de práticas sustentáveis, auxiliando os alunos a buscar soluções para os desafios ambientais por meio de dados e cálculos. Além disso, minha participação do projeto me permite promover a conscientização ambiental de forma prática e acessível, tanto na comunidade escolar quanto no assentamento". Carla Mayuri Maruyama de Souza.

"O projeto da horta automatizada tem sido uma experiência enriquecedora, unindo tecnologia e sustentabilidade para beneficiar a comunidade escolar e o assentamento. A automação da irrigação com Arduino não só melhora a eficiência do cultivo e otimiza o uso da água, mas também demonstra como a tecnologia pode ser aplicada para resolver desafios reais. Como bolsistas, essa iniciativa tem sido essencial para o nosso desenvolvimento profissional, proporcionando aprendizado prático em programação, eletrônica e automação. Além disso, inspira alunos e professores a explorarem novas possibilidades tecnológicas, promovendo educação ambiental e inovação no campo". Murilo Yukio Maekawa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS na comunidade leva serviços gratuitos e ações educativas a Dourados
educação

UEMS na comunidade leva serviços gratuitos e ações educativas a Dourados

20/03/2025 15:48
UEMS na comunidade leva serviços gratuitos e ações educativas a Dourados
Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMS abre inscrições para 250 bolsas
Educação

Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMS abre inscrições para 250 bolsas

18/03/2025 07:15
Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMS abre inscrições para 250 bolsas
Primeira edição do Enem dos Professores será no segundo semestre
Educação

Primeira edição do Enem dos Professores será no segundo semestre

07/03/2025 17:30
Primeira edição do Enem dos Professores será no segundo semestre
UEMS Acolhe lança nova sala do imigrante para ampliar oferta de cursos de Português
Educação

UEMS Acolhe lança nova sala do imigrante para ampliar oferta de cursos de Português

01/03/2025 08:00
UEMS Acolhe lança nova sala do imigrante para ampliar oferta de cursos de Português
IBGE: número de crianças na creche triplica no Brasil em duas décadas
Educação

IBGE: número de crianças na creche triplica no Brasil em duas décadas

26/02/2025 23:00
IBGE: número de crianças na creche triplica no Brasil em duas décadas
Últimas Notícias