Dourados – MS sexta, 04 de outubro de 2024
29º
Educação

Projeto a Arte do Brincar LPG edital 10/2023

02 Out 2024 - 14h00Por Profa. Ilsyane Kmitta /Prof. Irio Valdir Kichow
Projeto a Arte do Brincar  LPG edital 10/2023 -

A cada atividade realizada pelo Projeto “A arte do Brincar”, com recursos da Lei Paulo Gustavo, como educadores que somos, temos consciência e acompanhamos as transformações que ocorrem no mundo globalizado, em especial na educação. Acompanhamos o crescimento dos movimentos e projetos que englobam a luta por uma educação de qualidade e direitos, combatendo toda forma de racismo, discriminação, preconceito e exclusão. Não podemos negar ou ignorar a complexidade, a relevância da pluralidade cultural que margeia a educação, que não se resume apenas ao saber ler e escrever.

Para tanto, nas atividades desenvolvidas para esse intuito, cuidamos para que não sejam excludentes e sabemos que devem ser cada vez mais relevantes, valorizando a pluralidade e a diversidade que atravessa os espaços pelos quais caminhamos, as comunidades que nos recebem, pois as mesmas não podem ser pensadas fora do conceito educacional e de identidade, forjadas pela ideia de reconhecer as diferenças, de fortalecer os elementos em comum que não se restringe apenas aos espaços de uso comum.

Temos atenção redobrada para que a criança, que o adolescente se sinta parte de um grupo e com ele possa trocar ideias, entender como as diferenças são construídas, o que os difere, o que os aproxima, e associamos a isso as brincadeiras, os jogos, o riso solto e muita gostosura.

As experiências que vivenciamos, estão também situadas nas experiências sociais, estão presentes na ressignificação do brincar, do aprender, na memória coletiva, nas relações estabelecidas e na aprendizagem sem tensões. Para nós educadores e integrantes do projeto, a memória coletiva que hoje construímos trará significado para as lembranças, para aquilo que se consideramos importante relembrar.

Quando visitamos a Comunidade indígena NUPORÃ, pela primeira vez, isso lá em meados de maio, levando o projeto, tivemos muitas surpresas. Fomos convidados a falar com os pais e mães das crianças e adolescentes que ali estavam, sobre a importância de frequentar a escola. Conhecemos o histórico da comunidade e junto das crianças, identificamos dificuldades pelas quais a comunidade passa, devido à falta de acesso as escolas, dificuldade em garantir vagas, efetivar matrículas e com o transporte.

Na atividade realizada em maio, envolvendo jogos, identificamos um excelente jogador de xadrez, uma garota imbatível no jogo da memória, um garoto de 7 anos ávido por aprender a jogar dominó, além de muitos outros que se destacaram na dama e demais jogos que exigiam concentração e atenção. Juntamente com as crianças que se mostraram interessados em aprender, despertamos o interesse das mães que ali estavam em aprender também.

Nessa segunda visita em 28/09/2024, nos propomos a trabalhar o cognitivo envolvendo a matemática, envolvendo conceitos de simetria (nos desenhos) e de sequências (na confecção de colares e pulseiras), e para isso, utilizamos de desenhos e grafismos, tanto corporal quanto na pintura em tela. Para tal intuito, tivemos o auxílio da Aline de Souza e do Nailson Gonçalves, que junto conosco foram até a comunidade NUPORÃ para realizar a atividade com as crianças e adolescentes. O resultado não poderia ser melhor. Enquanto Nailson trabalhou com os pequenos o grafismo corporal, Aline trabalhou com as telas. Paralelo a isso trabalhamos com as meninas e meninos a confecção de artesanato, como colares e pulseiras, utilizando sementes e linhas, conversando sobre as a importância do artesanato e de buscar os referenciais da cultura e das tradições indígenas. E com isso despertamos o interesse das mães que lá estavam e ouvimos muitos relatos de como era a vida junto de seus familiares antepassados, antes de chegar até a retomada. Para fechar a atividade, enquanto estávamos com as crianças, os adolescentes e as mulheres que ali se encontravam, Sandra preparava uma deliciosa galinhada, que foi servida e muito apreciada por todos, depois foram distribuídos saquinhos de doces para as crianças.

Reconhecemos que isso tudo só é possível em função dos recursos recebidos, via projeto aprovado, que proporciona chagarmos as comunidades e trabalhar o desenvolvimento cognitivo e a sociabilidade. São pequenos passos que nos orientam e nos mantém firmes no propósito da luta por uma educação inclusiva, de qualidade e que respeite a diversidade.

Certamente aqui lembramos aqui de Paulo Freire que nos ensina a conceber o acolhimento a partir do reconhecimento da criança, do adolescente, do ser humano em sua totalidade como sujeito de direito e importância de seu reconhecimento como agente participante na construção do seu percurso de formação. Assim, enquanto educadores defendemos que é importante respeitar a singularidade das crianças e adolescentes e acolher as famílias em suas diversas culturas, respeitando a diversidade étnico-racial, valorizando suas histórias e trajetórias, o que dá sentido para a educação como um todo, e não apenas do saber ler e escrever.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde abre inscrições para aluno regular
UEMS/Dourados

Mestrado Profissional em Ensino em Saúde abre inscrições para aluno regular

04/10/2024 07:45
Mestrado Profissional em Ensino em Saúde abre inscrições para aluno regular
Alunos da Escola Sesi de Naviraí conquistam bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia
Educação

Alunos da Escola Sesi de Naviraí conquistam bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia

03/10/2024 20:30
Alunos da Escola Sesi de Naviraí conquistam bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia
Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos
Educação

Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos

03/10/2024 17:30
Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos
UFGD receberá avaliadores INEP/MEC para processo de recredenciamento
Educação

UFGD receberá avaliadores INEP/MEC para processo de recredenciamento

03/10/2024 09:30
UFGD receberá avaliadores INEP/MEC para processo de recredenciamento
Lia Nogueira defende melhorias para a comunidade escolar de Douradina
ALEMS

Lia Nogueira defende melhorias para a comunidade escolar de Douradina

03/10/2024 07:00
Lia Nogueira defende melhorias para a comunidade escolar de Douradina
Últimas Notícias