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MEC debate programa para os anos finais do ensino fundamental

Pauta foi tema de reunião virtual do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental, que visa à construção de uma política para essa etapa de ensino

12 Abr 2024 - 07h30Por Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
MEC debate programa para os anos finais do ensino fundamental - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) reuniu-se virtualmente na quinta-feira, 11 de abril, com Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental para discutir o cronograma e os materiais orientadores da ação estratégica “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas”. O GTI é composto por 53 técnicos indicados pelas secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  

Neste evento, o MEC apresentou o planejamento atualizado da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, após os avanços com Secretários Estaduais e Municipais da Educação. A Semana da Escuta é uma ação estratégica nacional para a construção de um diagnóstico a partir da escuta ativa dos estudantes dos anos finais. 

Entre os resultados da reunião, foram delineadas estratégias de engajamento e comunicação conjunta entre estados, distrito federal e municípios. Além disso, foi definido um período maior para que a escuta possa ser realizada pelas redes, entre 13 e 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários locais. Foi apresentado, ainda, o calendário dos webinários preparatórios para a Semana da Escuta, que acontecerão em 25 e 30 de abril, com transmissão pelos canais do MEC e do Conviva Educação, no YouTube. 

Segundo Márcia Cristina, técnica do GTI do estado de Alagoas, o trabalho conjunto feito por representantes do MEC, dos estados e dos municípios para construir a escuta ativa dos adolescentes é fundamental, pois esse é um público que precisa de grande atenção. Além disso, as perguntas que estarão no questionário permitem dialogar de forma significativa com os adolescentes e os resultados fornecerão importantes insumos para o Programa Escola das Adolescências. 

A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos:    

  • Governança;
  • Desenvolvimento Profissional;   
  • Organização Curricular e Pedagógica. 
     

A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que promove a expansão e articulação de diferentes experiências formativas para a ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual. 

Diálogo  A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica, que será realizada pelas redes estaduais e municipais em um período entre 13 e 27 de maio. Essa iniciativa é voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental das redes estaduais, distrital ou municipais. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.  

Para mais informações sobre a Semana da Escuta, o MEC disponibiliza a página do webinário prévio à iniciativa: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril. A página do segundo webinário “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, que ocorrerá no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.   

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