Dourados – MS quarta, 19 de junho de 2024
19º
Meu Detran
Educação

Escolas tradicionais versus aulas particulares: qual o melhor método para aprender inglês?

11 Jun 2024 - 16h00Por Rafaella Couto - Sing Comunicação
Escolas tradicionais versus aulas particulares: qual o melhor método para aprender inglês? -

O inglês tem ocupado um espaço de grande relevância na sociedade e deixou de ser um diferencial na hora de garantir uma vaga de emprego. Pesquisa de 2024 da Catho revela que quem tem o idioma pode ganhar remunerações maiores em 61%, se comparadas com as de candidatos que não possuem conhecimentos na língua. Neste sentido, existem muitas dúvidas sobre como conseguir aprender inglês e desenvolvê-lo de maneira eficaz, inclusive para o trabalho. Um dos questionamentos é: vale mais a pena se matricular em uma escola franqueada de idiomas ou contratar um professor particular?

Ambos têm suas vantagens e segundo uma pesquisa de 2024 da Preply, expressões como “curso de inglês”, “escola de inglês” e “conversação inglês” renderam 22% mais pesquisas de Norte a Sul do Brasil no começo de 2024. Nos últimos dois anos, as buscas on-line por cursos de idiomas tiveram um aumento de 50%.

As aulas particulares são uma opção atraente devido à personalização, e as escolas de inglês franqueadas oferecem uma série de vantagens para um aprendizado mais completo. No entanto, as escolas de inglês de franquia possuem um currículo estruturado, desenvolvido por especialistas em educação e linguística, mas focam em um método padrão, o que pode não se encaixar em todos os perfis de estudantes.

A fundadora da Save Me Teacher, plataforma que oferece cursos de Business English, Carla D’Elia, destaca que a escolha entre escola ou aula particular depende do objetivo do aluno e que escolas de inglês que não sejam de franquias também podem ser uma opção. “Depende muito da escola, do professor e do objetivo do estudante. Quem quer a personalização e atenção focada, as aulas particulares podem ser uma ótima ideia. Já escolas de línguas, principalmente as franquias, tendem a ter menos flexibilidade para personalização. Por isso as escolas de idiomas não franqueadas devem ser cogitadas na hora de escolher um método de aprender outra língua, inclusive o inglês”.

As escolas de idiomas têm se adaptado para atender melhor às necessidades dos alunos, desenvolvendo métodos inovadores que se diferenciam dos métodos tradicionais adotados pelas escolas de franquias, que já não contemplam os alunos que querem algo mais específico.

Por isso, Carla lista as maiores diferenças entre as escolas tradicionais de inglês e as que oferecem um estudo mais personalizado:

1. Metodologia de Ensino:

As escolas tradicionais de idiomas geralmente seguem uma abordagem conservadora, centrada na gramática e na memorização de vocabulário. O foco principal é em exercícios repetitivos e na aprendizagem das regras do idioma, muitas vezes de maneira descontextualizada.

O método usado na Save Me Teacher, por exemplo, adota uma abordagem comunicativa e prática desde o início. Utilizando situações reais e personalizadas, o ensino é adaptado às necessidades individuais de cada aluno. A metodologia é centrada no estudante, com ênfase na prática ativa do idioma em contextos cotidianos e profissionais.

2. Uso da Tecnologia:

O uso de tecnologia em escolas tradicionais pode ser limitado, com uma forte dependência de livros didáticos e materiais impressos. As aulas seguem um formato clássico, com pouca integração de ferramentas tecnológicas.

Fazer uso extensivo de tecnologias modernas, incluindo plataformas de aprendizado online, aplicativos móveis e inteligência artificial pode ajudar de forma significativa no aprendizado. Estas ferramentas permitem personalizar o ensino, oferecendo uma experiência de ensino flexível e acessível, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

3. Feedback e Avaliação:

O feedback em escolas tradicionais é frequentemente limitado a testes e exames periódicos. A avaliação é mais formal e pode não fornecer um retrato contínuo do progresso do aluno.

O ideal são avaliações contínuas com feedback instantâneo. Utilizando ferramentas digitais, os professores podem monitorar o progresso em tempo real e ajustar o ensino conforme necessário. Isso garante um acompanhamento mais preciso e personalizado do desenvolvimento de cada aluno.

4. Desenvolvimento de Competências:

O foco em escolas tradicionais é frequentemente restrito ao desenvolvimento de competências linguísticas básicas, com menos atenção às habilidades práticas de comunicação e uso do idioma em situações reais, como no trabalho, seja em calls, e-mails em inglês ou negociações.

A Save Me Teacher enfatiza o desenvolvimento de competências abrangentes, incluindo habilidades interculturais, pensamento crítico e resolução de problemas. O objetivo é preparar os alunos para usar o inglês de forma eficaz em contextos profissionais e pessoais.

Diferenciais da Save Me Teacher

A Save Me Teacher conta com seis opções de formação em inglês para os profissionais que desejam alavancar a carreira profissionalmente, focando no Business English, e que podem resultar em uma maior remuneração no mercado de trabalho. 

“Na minha consultoria, a gente analisa as necessidades de comunicação do aluno, o histórico de aprendizagem de inglês até o momento, e o que ele precisará fazer em inglês no trabalho. A partir disso, prepara-se um conteúdo programático exclusivo para atender às necessidades levantadas e, durante o processo, fazemos os ajustes necessários para tornar a experiência do aluno o mais proveitosa possível ", comenta Carla D’Elia. “Nos consideramos uma escola de inglês totalmente fora do que as franquias oferecem, mas também temos aulas particulares para os alunos que preferem esse método”, lembra a executiva.

Com um currículo estruturado e completo, recursos tecnológicos avançados, um ambiente de imersão, corpo docente qualificado e oportunidades de interação social, escolas de inglês como Save Me Teacher podem se destacar como a escolha mais eficaz para aqueles que buscam fluência.

Sobre a Save Me Teacher 

A Save Me Teacher é uma plataforma que oferece cursos de inglês voltados para o trabalho. O Business English tem o poder de transformar carreiras e, consequentemente, garantir liberdade geográfica e financeira aos estudantes. A plataforma conta com seis opções de cursos atualmente, que têm como objetivo preparar o usuário para a rotina profissional, entrevistas de emprego na língua estrangeira, impulsionar o inglês, viagens internacionais, cursos preparatórios de proficiência, formulação do currículo, entre outras habilidades. Além disso, é possível encontrar consultorias sob medida. De forma didática, libertadora e rápida, sem a necessidade de formações de longa extensão, a Save Me Teacher já auxiliou mais de 7 mil alunos. Além disso, por meio das redes sociais, sua fundadora, Carla D’Elia, oferece conteúdo simplificado e gratuito com dicas sobre o idioma.

Site: https://savemeteacher.com 

Facebook: https://www.facebook.com/savemeteacheroficial/

Instagram: https://www.instagram.com/savemeteacher/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UChh5Q2FidPRrG39b75St8ug

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carladelia/

Deixe seu Comentário

Leia Também

Projeto da Prefeitura para concurso com 4,2 mil vagas na Semed é aprovado por unanimidade na Câmara
Campo Grande

Projeto da Prefeitura para concurso com 4,2 mil vagas na Semed é aprovado por unanimidade na Câmara

18/06/2024 23:00
Projeto da Prefeitura para concurso com 4,2 mil vagas na Semed é aprovado por unanimidade na Câmara
Universidade alemã recebe inscrições para mobilidade acadêmica internacional
Educação

Universidade alemã recebe inscrições para mobilidade acadêmica internacional

18/06/2024 07:15
Universidade alemã recebe inscrições para mobilidade acadêmica internacional
Docentes universitários em greve avaliam proposta do governo
Educação

Docentes universitários em greve avaliam proposta do governo

17/06/2024 22:15
Docentes universitários em greve avaliam proposta do governo
Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa
Educação

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa

17/06/2024 12:00
Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira para pagar taxa
Fabrício Carpinejar ministra palestra a professores(as) em Dourados
Educação

Fabrício Carpinejar ministra palestra a professores(as) em Dourados

17/06/2024 08:30
Fabrício Carpinejar ministra palestra a professores(as) em Dourados
Últimas Notícias