
Uma das mais importantes unidades de ensino em Dourados, a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo, completou, no dia 11 de março de 2021, meio século de existência. São 50 anos dedicados a atividades na Educação Básica e profissional, contribuindo para a formação de milhares de cidadãos douradenses.
Com um projeto arquitetônico único na cidade, o inconfundível prédio que abriga esta unidade de ensino foi erigido na região central da cidade de Dourados, por assim ser considerada a região que circunda a Avenida Weimar Gonçalves Torres. Inaugurado em 1970, inicialmente como Escola Normal 2º Ciclo de Dourados, em 1971, passa a ser Centro Educacional “Menodora Fialho de Figueiredo”, englobando a Escola Normal de Dourados como instituição anexa.
Logo, a localização privilegiada favoreceu a criação do curso de formação de professores, pois, à época, essa era uma das poucas áreas atendidas por linhas de transporte público. Dessa forma, a inauguração desta instituição de ensino representou uma nova fase para a história da educação no município de Dourados e região, uma vez que, com a criação da Escola Normal de Dourados, anexa ao Centro Educacional “Menodora Fialho de Figueiredo”, chegou à cidade o primeiro Curso de Magistério ofertado pela rede pública.
A mudança do nome Escola Normal 2º Ciclo de Dourados para Centro Educacional “Menodora Fialho de Figueiredo” decorreu de homenagem indicada por um grupo de rotarianos do município de Campo Grande, que escolheram Menodora Fialho de Figueiredo enquanto patrona desta instituição de ensino. Filha de Alexandre de Arruda Fialho e Rita Alves Corrêa Fialho, Menodora nasceu na Fazenda São João, na cidade de Nioaque, aos dez dias do mês de setembro de 1901. Completou seus estudos no Colégio Salesiano, em Jabuticabal. Em 14 de fevereiro de 1920, na cidade de Campo Grande, casou-se com o engenheiro agrônomo Arnaldo Estevão de Figueiredo, com quem teve cinco filhos: Afrânio, Agenor, Arnaldo Filho, Antônio João e Leila Rita. Primeira Dama de Campo Grande aos 19 anos e do estado de Mato Grosso aos 45 anos, foi incansável na luta pela educação e instrução de inúmeras crianças e jovens sob sua tutela, em Campo Grande. Dedicada figura a causas educativas e sociais com obras voltadas para a igreja e a família, faleceu em Campo Grande, em 29 de dezembro de 1971.
Tendo em vista os fatos históricos expostos acima, verifica-se que esta unidade de ensino foi construída com o objetivo de ser uma instituição de formação de professores e também um centro de aplicação de prática pedagógica, visto que, inicialmente, foram ofertados, juntamente com o Curso de Magistério, a Pré-Escola e o Curso Primário de Escolar de 1ª à 4ª séries. No decurso dos anos, consolidou-se e teve o atendimento ao público ampliado sistematicamente, pois, além de ser um centro de formação de professores, era também a segunda escola pública a oferecer o 2º grau no município. Atualmente, a escola não oferece mais o magistério, até mesmo por mudanças no cenário educacional. No entanto, destacou-se, ainda, por ter ofertado cursos técnicos e por ter sido um polo do Projeto EJA - Conectando Saberes, atuando na educação de jovens e adultos até o ano de 2019, quando passou a ser um dos pilotos do Programa Escola da Autoria, com o Ensino Médio em tempo integral.
Além de se manter na vanguarda da educação, a equipe da Escola Menodora se orgulha em testemunhar o sucesso dos seus estudantes no ENEM e nos vestibulares de várias universidades do estado e do país. Aliás, dada sua privilegiada localização no coração de Dourados, a instituição de ensino foi escolhida enquanto polo de aplicação destes e demais processos seletivos, firmando parcerias com instituições de ensino superior e órgãos governamentais que utilizam as instalações do prédio para campanhas de vacinação, concursos e atividades de extensão, como o curso de libras ofertado pela UEMS, por exemplo.
Educação e progresso
Assim, em cinco décadas de história, a Escola Menodora e seus alunos se destacaram com premiações em diversas áreas, como esportes, projetos, concursos, festivais e olimpíadas, e produções culturais, representando o município de Dourados, uma vez que educação e progresso são elementos indissociáveis.
Dentre as conquistas da unidade de ensino, elencamos: Campeã municipal de teatro – Projeto Transitando DETRAN/MS 2004; Campeã por duas vezes no concurso em nível de Ensino Médio do projeto Transitando DETRAN/MS 2008/2009; Campeã estadual de Futsal 2010; Pioneira em atendimento especializado; Vice-campeã da Copa da Juventude 2010; Produção de 8 edições do Jornal Mural Menodora News em 2008; Tradicional chá das mães realizado todos os anos no Dia das mães; Projeto o lixo que vira luxo – Menodora promovendo saúde 2007; Realização de dez edições do JIME – Jogos Internos do Menodora; realização de diversos cursos na Sala de Tecnologia, entre eles, curso Blog como ferramenta didática e outros; Participação nas Olimpíadas de Língua portuguesa, de Matemática, de informática e de Geografia, com diversos alunos aprovados para as fases seguintes; Realização da Tradicional Feira Artístico-Cultural no mês da Consciência Negra; Participação com destaque nos JORESD Jogos Recreativos Especiais de Dourados; Campeã do JED 2010 – Jogos Escolares de Dourados modalidade Futsal; Programa de Rádio Espaço Ecológico, produzido pelos alunos do Ensino Fundamental 2009;Participação na Etapa Nacional do Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia em Brasília (2016) com os alunos Bruno e Caetano, depois de se sagraram campeões em nível Estadual; Vencedora do prêmio Professores do Brasil, Ensino Médio, Etapa Regional, com o projeto Caminhos da Energia (Professora Luana Barbiero Fugino).
Portanto, enquanto comunidade, a equipe celebra a data comemorativa determinada a levar o legado da patrona da instituição adiante e cumprir a função de socializar o saber sistematizado e contribuir com a busca por uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos tenham oportunidades iguais. Dessa forma, espera continuar sendo referência na Educação douradense, com o slogan: “Equipe eficiente formando gerações com ensino de qualidade”.
Durante sua trajetória, a escola teve como diretores: Generosa Cortez; Adir Casaro; Fernando Perez Soler e Odico Oshiro; Elisa Rosa Ramires; Sueli Vinha de Melo e João Alves de Oliveira; Maria Terezinha Dalmaso Favero; Pedro Halber; Vilma Leda Costa Silva; Lauro Sergio Davi; Maria Alexandrina Maia Duarte e Maria do Carmo Campos da Silva Silva; Humberto Felix de Souza e Estela Maris Volochen Koslinski; Estela Maris Volochen Koslinski e Fátima Conceição Ortega; Fátima Conceição Ortega e Neuza Maria Cardoso; Estela Maris Volochen Koslinski dos Santos e Lineia de Souza Plens; Estela Maris Volochen Koslinski dos Santos e Maria do Carmo Campos da Silva Silva; Alaor Fonseca Filho e Carlos Manoel dos Santos Hortelan e, atualmente, Alaor Fonseca Filho e Aline Midori Takahara.
A Escola Menodora Fialho de Figueiredo hoje
Atualmente, a escola Menodora conta com 14 salas de aula; sala de descanso para os estudantes; dependências administrativas; coordenação; cantina / cozinha / refeitório; sala de artes; laboratório de ciências; biblioteca com acervo diversificado; sala de tecnologia educacional; sala de multimeios; sala de recursos, para atendimento especializado; duas quadras poliesportivas cobertas; variados recursos didáticos e tecnológicos e professores(as) 100% habilitados(as) para atender turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul (REE/MS). A ampliação da carga horária na escola, integrada a metodologias e práticas intencionais próprias do Programa Escola da Autoria para o desenvolvimento do estudante em suas várias dimensões visa promover uma formação Integral, que atenda tanto ao desenvolvimento das aprendizagens cognitivas quanto das socioemocionais.
Direção: Alaôr Fonseca Filho e Aline Midori Takahara;
Coordenação: Selma das Graças de Lima e Jane Soares Matoso;
Assessoramento pedagógico: Marli Terezinha Endres, Marlene Ribeiro Fiorucci e Iraci Menegheti;
Técnico de Suporte em Tecnologia: Leandro Barra de Mattos
Secretária: Estar Cara Pacheco Andrade;
Presidente do Colegiado: Vanessa Correa Rorato;
Presidente da APM: Márcia da Silva Gomes.
Presidente do Grêmio Estudantil: Domênica Cristina de Oliveira Gomes.
Equipe de Professores e administrativos;
Corpo discente.
Fonte da pesquisa:
Blog Menodora 40 anos> http://menodora40anos.blogspot.com/
Projeto Político Pedagógico 2020>: https://drive.google.com/file/d/1RWDg_-rP8rJWTgBEQ7l0H9tw-XfL1MQM/view
Artigo Memórias e trajetórias de professores egressos do curso de magistério da Escola “Menodora Fialho de Figueiredo” de Dourados (1971-2001), disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/648/1/MariadoCarmoCamposdaSilvaSilva.pdf
Deixe seu Comentário
Leia Também

Educação
Sesi MS conhece projeto para levar museu interativo a escolas de todo o país
04/12/2023 21:45

Dourados
Agetran começa Campanha Férias Seguras nas escolas
04/12/2023 20:00

UFMS
Nova espécie de crustáceo recebe o nome de pesquisador
04/12/2023 07:45

Educação
Candidatos realizam as provas presencial e on-line do Vestibular UFMS 2024
03/12/2023 21:45

UFMS
Campanha Eu Respeito de dezembro tem como tema a Gratidão
03/12/2023 07:45