
Desde o início quando se falou em pandemia, o Elite se reestruturou em pouco tempo em relação em como não perder a rotina de estudos, a maior importância, ou seja, o que mais prevaleceu, era que as crianças não perdessem essa rotina de estudo, começamos com aulas gravadas, logo em seguida com aulas ao vivo, que iniciavam ás 7hrs e tinham o termino as 11hrs, com professores ministrando toda a apostila. O início foi difícil, pois todos estavam aprendendo, e aos poucos nos professores fomos nos descobrindo, estudando e se reinventando, para dar o melhor para os alunos, mesmo diante de uma situação totalmente atípica.
A proximidade com as famílias teve que acontecer, criamos laços com os familiares, para que cada vez mais nós pudéssemos suprir aquilo que não estava sendo positivo no momento, trabalhando a empatia, o entender do outro.
Aos alunos que não tinham acesso à internet e computador, nós enviamos as aulas via WhatsApp, não houve a questão de falta de rotina, pois foi o que mais a empresa priorizou.
Em relação as crianças laudadas, houve um combinado entre a escola e os pais, onde nos disponibilizamos os roteiros das aulas, para facilitar o acompanhamento regular, além da preocupação em não desgastar essas crianças. Tivemos dois alunos autistas, um deles acompanhava regularmente as aulas, assistindo e tirando dúvidas, pois a família estava muito próxima da escola, destaco aqui a importância da escola em criar laços com a família nesse momento de pandemia.
O impacto para nos professores, foram muitos, pois houveram momentos de desespero, mas por conta de sermos uma equipe que busca sempre o melhor, nos priorizamos a troca entre os colegas e a ajuda mutua, cada um compartilhando e ajudando com suas habilidades.
O que mudou na rotina de ensinar, foi que estávamos lidando com uma tela, e não pessoas físicas, onde tivemos que adaptar e tentar mostrar aos alunos como eles deveriam se portar em relação as aulas, para que eles pudessem se sentir e serem alunos participativos. A rotina mudou, tivemos que nos adaptar, para esse novo momento, foi desafiador, mas não foi impossível, nós vencemos.
A garantia de que o aluno realmente aprenda, a gente não garante, e sim oportuniza estratégias para que ele aprenda, mas isso vai muito da criança, em sua habilidade de se concentrar e manter o foco diante de aulas ministradas online, muitos tiveram dificuldade, as arestas estão aí, mas estamos cuidando para que elas sejam lapidadas e tornem se, dessa forma um aprendizado satisfatório, não esquecendo de que é um novo “normal”, e por isso nós estamos apreendendo também. Tivemos muitas questões externas que dificultaram o trabalho, entre “enes” fatores, o que se destacou mais, eram de crianças que perderam alguma coisa por conta de conexão de internet, mas nós tentamos de toda forma ajudar essa família. Não tem sido fácil, mas temos que entender que dentro desse contexto nos sempre vamos ter pessoas que entenderam que nós estamos em outro momento e precisamos agir de outra forma, para que assim nós não adoecemos, tornando o ensino mais leve, fazendo mais laços entre famílias e passando o melhor para o nosso aluno.
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