|
07:38 (há 1 hora)
|
|
A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, representa o fechamento do trabalho realizado com os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na temática do empreendedorismo. Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a instituição capacita os professores para o assunto seja abordado em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.
“Por meio da metodologia, os estudantes são incentivados a pensar o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira, além de desenvolver habilidades que serão utilizadas no decorrer da vida, como boa comunicação, assertividade e trabalho em equipe. A coroação desse trabalho é a feirinha, quando eles apresentam os produtos que desenvolveram para o público. Dessa forma, o Sebrae contribui com a formação das crianças e fomenta uma cultura empreendedora nas escolas”, destacou Priscila.
Saiba mais sobre o JEPP
Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios. Por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos o “Empreendedorismo na escola”.
Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.
Esse é o segundo ano em que a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos é aplicada na Rede Municipal de Ensino. O trabalho começou em 2022, quando o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora pela primeira vez. Em 2023, o trabalho contemplou, ao todo, 225 estudantes e foi desenvolvido nas seguintes escolas municipais: Escola Municipal Rui Barbosa; Escola M Cândido Lemes dos Santos e Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Foto: Divulgação
Peças de artesanato produzidas por alunos da EM Cândido Lemes dos Santos estão expostas na unidade escolar nesta terça-feira