Com duração de dois anos e meio, o curso possui 30 vagas, com ingresso distribuído entre o Vestibular (20 vagas) e o Sistema de Seleção Unificada/SiSU (10 vagas). A nova graduação está vinculada à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE) e as aulas ocorrerão no período matutino. De acordo com o docente da FALE, Bruno Oliveira Maroneze, este será o primeiro curso de Tecnólogo em Escrita Criativa oferecido por uma instituição pública brasileira e conferindo grau de tecnólogo, já que os demais são oferecidos por instituições privadas ou em nível de pós-graduação.
O profissional formado do curso de Escrita Criativa terá o grau de tecnólogo e poderá atuar como escritor, roteirista, jornalista e em qualquer profissão que envolva diretamente a produção de textos escritos, seja de ficção ou de não-ficção, em mídias impressas, digitais e audiovisuais. Também poderá atuar como revisor, editor e preparador de conteúdo linguístico-textual, além de desenvolver uma carreira em editoras, assessorias textuais midiáticas em prefeituras, empresas, sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e produtoras culturais, entre outros.
Apesar da inserção de um curso novo, o prazo para inscrições permanece o mesmo, encerrando-se em 13 de setembro. Aqueles que já se inscreveram podem alterar a opção de curso até o fim do período de inscrição.
SOBRE O VESTIBULAR 2025
Todos os cursos da UFGD são gratuitos, ou seja, não há cobrança de taxa de matrícula nem de mensalidade. No entanto, é cobrada uma taxa para realização do vestibular, no valor de R$ 120,00 e que deve ser paga até 16 de setembro.
Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas em 2024 têm direito à isenção da taxa de inscrição.
Além desse grupo, pessoas com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transexuais, transgêneros, travestis ou não binários que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada também têm direito à isenção da taxa de inscrição.
O direito à isenção abrange também os migrantes (estrangeiros) no país na condição de refugiados, asilados, apátridas ou com visto de acolhida humanitária.
Os candidatos que se enquadram nesses critérios devem se inscrever e solicitar a isenção até 25 de agosto.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O edital de abertura é o documento que informa todo o funcionamento do vestibular, por isso, os candidatos devem lê-lo atentamente para sanar suas dúvidas. Para saber mais sobre a quantidade de vagas para cada curso, o conteúdo das provas, vagas reservadas (cotas), inscrição de treineiros e outros dados importantes, consulte o edital e acompanhe as notícias publicadas no Portal UFGD em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/psv-2025.
LINKS IMPORTANTES
Página oficial do PSV-2025/UFGD:
https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/processo-seletivo-vestibular-psv/ psv-2025.
CONTATOS
E-mail: [email protected]
Fones: (67) 3410-2840 / 3410-2846
WhatsApp: (67) 99332-4046
Horário de Atendimento: 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira
NOTÍCIAS IMPORTANTES
Entenda os resquisitos para gratuidade da taxa de inscrição na UFGD
Como funciona os sistema de cotas sociais e raciais
Confira os auxílios da Assistência Estudantil oferecidos pela UFGD
Jornalismo ACS/UFGD