A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEMS), da UEMS, realizou a cerimônia do V Prêmio INOVA UEMS em que foram entregues R$ 30 mil para projetos vencedores, no dia 5 de dezembro.
Em 2024, foi registrado o número recorde de inscrições: 46 projetos submetidos, centenas de pesquisadores envolvidos, ideias e projetos em todas as áreas da propriedade intelectual, soluções para a indústria, comércio, agronegócio, meio ambiente, sáude, tecnologias sociais... enfim, ideias e projetos com grande potencial de impactar positivamente a sociedade sul-mato-grossense!
Este ano o Prêmio Inova contou com importantes novidades, como o "Selo Inova UEMS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" e Inova UEMS: Prioridades do Estado de Mato Grosso do Sul" que visam reconhecer projetos alinhados com tais perspectivas, além do "Destaque Mulher Inovadora" que valoriza a presença, a participação e a vocação em inovar das mulheres e meninas pesquisadoras da UEMS.
De acordo com Fábio dos Santos Barros, Coordenador do NIT-UEMS, o Prêmio INOVA UEMS se consolidou com um importante estímulo à cultura de inovação na UEMS. “Ao longo destes 5 anos, tivemos o prazer de acompanhar o nascimento de ideias de inovação, o desenvolvimento de projetos e a produção de resultados que impactam positivamente a sociedade sul-mato-grossense. Além disso, tivemos a oportunidade de captar projetos que resultaram em registro de propriedade intelectual, ou que foram estimulados a continuarem a trilha de inovação da UEMS por meio dos processos de incubação das incubadoras Fênix e Elos, ou ainda concorreram a outros editais de fomento à inovação em nível estadual e nacional”, disse.
Estiveram presentes também na cerimônia: A Profª Dra. Luciana Ferreira Da Silva, Vice Reitora da UEMS; Prof. Dr. Vinicius De Oliveira Ribeiro – Pró-Reitor De Pesquisa, Pós Graduação e Inovação da UEMS; a Profª Dra. Érika Kaneta Ferri – Pró-Reitora De Extensão Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS; e o Prof. Dr. Edwaldo Henrique Bazana Barbosa - Chefe do Setor de Incubadoras e Empresas Juniores - Divisão de Extensão Proec/UEMS.
O evento contou com a palestra: “Do Laboratório ao Mercado: Inovação com Propósito na UEMS”. Ministrada pela Dra. Vanessa Aparecida de Moraes Weber, Diretora de Informática da DINF-UEMS e professora de pós-graduação do PROFAGUA e PGZOO. Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, mestre em Computação Aplicada, especialista em Gestão Pública e graduada em Análise de Sistemas. Tem como áreas de interesse: pecuária de precisão, visão computacional e inteligência artificial.
Confira a palestra em: https://www.youtube.com/watch?v=4GiQqxe3PKY
Sobre as categorias e modalidades
No Prêmio Inova UEMS, em cada uma das duas modalidades, Faísca e Ascensão, foi possível a inscrição de projetos em 3 categorias principais de propriedade intelectual: direito autoral; propriedade industrial e proteção sui generis, que abrigam, entre outros tipos de produções, obras literárias, programas de computador, patentes de invenção, marcas, cultivares e um grande número de outros tipos de inovação.
Modalidade Faísca: como o nome sugere, visava recrutar projetos ainda em estágio inicial de desenvolvimento, ou ideias, que por vezes ficam esperando o tempo adequado para sua execução, como uma faísca que quando devidamente soprada vira chama.
Modalidade Ascensão: recebeu projetos em andamento e em estágio mais avançado de execução, que certamente resultarão em serviços, processos, produtos e acolhimento para a população sul-mato-grossense.
Confira os vencedores: