
O projeto “Hora do Conto” é promovido pela Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em todas as suas 44 unidades espalhadas pelo interior do Estado. O objetivo é incentivar o hábito da leitura entre as crianças, de uma maneira lúdica e prazerosa, por meio da contação de histórias feita pelas monitoras. As atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade escolar.
Confira um resumo de como essas ações estão sendo desenvolvidas na Biblioteca Sesi:
Prudêncio Thomaz – A turma da Creche do Distrito Prudêncio Thomaz participou do projeto “Hora do Conto”, realizado na Biblioteca Sesi. A monitora Márcia Louise fez leitura de histórias, interagiu com as crianças e confeccionou com elas a máscara do personagem da história, Leão.
Caracol – Para proporcionar um momento de leitura descontraído, as monitoras levaram os alunos do 6° ano do ensino fundamental da Escola Municipal João José Leite da Silva até a praça Eduardo Ibanhes. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo projeto da prefeitura municipal para incentivar a leitura. O grupo fez leitura ao ar livre e ouviu histórias contadas pelo professor Cláudio.
Bataguassu – As monitoras Patrícia Carneiro Barboza e Claudenice Lacerda dos Reis organizaram a Hora do Conto para as crianças que frequentam a unidade, e apresentaram as histórias do Menino Maluquinho, escritas por Ziraldo.
Laguna Carapã – Em comemoração ao Dia da Literatura Brasileira, a biblioteca montou uma exposição de trabalhos de José Alencar e outros escritores brasileiros. Os estudantes da Escola Professora Judith dos Reis Espindola puderam acompanhar a mostra na unidade.
Naviraí – A monitora Jessie Ayum contou para as crianças a história “Maria vai com as outras” e fez uso de diversos materiais para ilustrar a contação. Após a leitura, os alunos fizeram desenhos sobre o que interpretaram da história.
Nova Alvorada do Sul – Colocando em prática o projeto “Conhecimento é Luz”, os alunos da Escola Municipal Leonor de Souza Araújo fizeram a leitura de diversos livros infantis, acompanhados pelo monitor Erick Simões. “Para nós, monitores, foi uma satisfação atender a turma envolvendo um projeto tão importante como esse. A leitura é um caminho para vencer as barreiras com dificuldades de escrita e aprendizagem”, disse.
Paranaíba – Dramatizando histórias e fábulas, a monitora Doriana Borges Silva Freitas realizou o projeto “Incentivo à Leitura” com os estudantes da Escola Municipal Professor Ignácio José da Silva.
Porto Murtinho – Os alunos do Centro Municipal Especial Leandro Rolon Romeiro fizeram uma visita à biblioteca da cidade, acompanhados da monitora Cheyenne Barbosa. O objetivo da visita foi desenvolver o projeto “Sacola Viajante”. Foi feita uma roda de leitura onde os alunos ouviram a história “Meu amigo tem uma boca que não fala”. “Foi essencial a realização do projeto em parceria com a Biblioteca Municipal. Os alunos ficaram encantados com a diversidade de livros e querem retornar novamente”, disse a monitora. A hora do conto também foi realizada durante visita ao CEINF Rafael Cortada. Durante a atividade, foi reforçada a importância das brincadeiras, da música e da literatura.
Rio Brilhante – As monitoras visitaram a CEI Vera Lina Barbosa Ceolin para realizar contação de várias histórias. A atividade aconteceu com a dramatização da história infantil “O macaquinho e o barraco do carrapato”, na qual as monitoras se fantasiaram para tornar tudo mais divertido.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Educação
Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UEMS abre inscrições para 250 bolsas
18/03/2025 07:15

Educação
Primeira edição do Enem dos Professores será no segundo semestre
07/03/2025 17:30

Educação
UEMS Acolhe lança nova sala do imigrante para ampliar oferta de cursos de Português
01/03/2025 08:00

Educação
IBGE: número de crianças na creche triplica no Brasil em duas décadas
26/02/2025 23:00

UEMS/Amambai
Matrícula na 2ª Chamada do Processo Seletivo do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena
26/02/2025 07:45