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CEPEGRE/UEMS realiza formação sobre educação para relações étnico-raciais para professores da Reme

Professoras/es apresentaram resultados de projetos e ações desenvolvidas

30 Nov 2024 - 07h45Por Imprensa UEMS
CEPEGRE/UEMS realiza formação sobre educação para relações étnico-raciais para professores da Reme - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Centro de Estudos, Pesquisa, Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã do dia 26 de novembro, no anfiteatro municipal,  apresentações de resultados de projetos e ações desenvolvidas por Professoras/es Regentes I e II dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professores de História e Geografia dos Anos Finais e coordenadoras/es de Centro de Educação Infantil sobre práticas antirracistas, valorização e representatividade da identidade negra para crianças e jovens. 

Os resultados referem-se aos quatro módulos ministrados pelas professoras Dras. Cíntia Diallo e Nubea Xavier, da UEMS, que discutiram termos e conceitos raciais no Brasil; as desigualdade Raciais e as ações afirmativas, trajetórias de mulheres negras;  relações étnico-raciais e educação antirracista, tendo a parceria da editora Avante que apresentou material paradidático e obra literária da pesquisadora e autora Lucimar Rosa Dias e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com o projeto Carolina de Jesus. 

De acordo com a professora Dra. Cíntia Diallo, uma das organizadoras da formação, “infelizmente nas escolas e centro de educação infantil, ainda há ausência de subsídios teóricos e silenciamento quanto às questões raciais, impedindo a realização de uma educação antirracista, por isso a necessidade de ações pedagógicas de formação contínua/continuada que evidenciem de maneira positivada a representatividade negra na vida de crianças e jovens”, disse. 

A formação iniciou-se em junho e finalizou em novembro de 2024, contendo uma carga horária presencial e a distância de 100 horas. As ações realizadas pelos participantes com foco aos estudantes das escolas e Ceims municipais,  tiveram desde confecção de máscaras africanas, rodas de leitura com temática voltada à ancestralidade afrodescente, assim como feiras envolvendo culinária, arte e cultura do continente africano, com confecção de materiais como livros e bonecas de pano disponibilizadas em feiras e apresentações culturais junto aos familiares e responsáveis.

Os resultados dos trabalhos realizados pelos docentes e coordenadoras/es foram concretizados em banners que estão disponíveis para visualização na UEMS, no bloco B, térreo ao lado do CEPEGRE. 

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