Com o objetivo de difundir e popularizar os conceitos de Ecologia e instrumentos de conscientização sobre a importância da conservação do meio ambiente, os alunos da disciplina de Ecologia, do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Maracaju, realizaram no último dia 23 de outubro, a segunda edição do “Eco na Escola”.
Na Escola Estadual Padre Constantino de Monte, de Maracaju, foram realizadas e aplicadas as oficinas ecopedagógicas, em dois turnos, que incluíram tanto a participação ativa dos estudantes do curso de Agronomia, para que esses tornem-se agentes extensionistas e difusores da educação ambiental, quanto dos estudantes e professores do ensino fundamental e médio.
Dentre as atividades estavam Oficina Pigmentos Naturais; Oficina Reciclagem; Oficina Caminhos do Lixo; Oficina Poluição do Solo e da Água; Oficina Ciclo do N e Ciclo do Ca; Oficina Plante uma Árvore; Oficina Cadeias Alimentares; Oficina Minhocários; Oficina Horta Caseira e Oficina Solos.
Para o professor Dr. Thiago Woiciechowski, do curso de Agronomia da UEMS, a educação ambiental desperta nos estudantes a consciência sobre cidadania e preservação dos recursos naturais. “Quanto mais cedo a população entender a necessidade de cuidado e preservação ambiental e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais mais efetivo será o entendimento e a consolidação do respeito da conservação da natureza”, reforçou.
Thiago ainda ressalta que ações extensionistas nas temáticas de educação ambiental não formal, nas escolas, são consideradas uma possibilidade de instrumento a serem utilizados de forma interdisciplinar e contribuem na formação humanística e de qualidade aos estudantes.
Participaram da ação aproximadamente 130 estudantes do ensino médio e fundamental e 10 professores da Escola Estadual Padre Constantino de Monte em Maracaju, MS. Em aulas da disciplina os estudantes do curso participaram de treinamentos para a aplicação das oficinas, elaboraram e construíram diferentes materiais didáticos, atividades práticas, jogos interativos e miniexperimentos de acordo com as temáticas apresentadas.
“Deste modo, espera-se oportunizar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, aplicando metodologias participativas para o ensino e aprendizado da educação ambiental de forma a sensibilizar os participantes a atuarem em prol defesa do meio ambiente equilibrado, contribuindo assim com vários objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, concluiu o professor.