Dourados – MS terça, 11 de maio de 2021
Dourados
30º max
17º min
Vacinação 2
Rural

Sindicato Rural de Dourados capacita apicultores

22 Fev 2011 - 15h44
Sindicato Rural de Dourados oferece curso de apicultura nos meses de fevereiro e março - Crédito: Foto: DivulgaçãoSindicato Rural de Dourados oferece curso de apicultura nos meses de fevereiro e março - Crédito: Foto: Divulgação
DOURADOS – O Sindicato Rural de Dourados realiza hoje e amanhã, durante todo o dia, um curso de apicultura básico com o monitor Gustavo Nadeu Bijos. As aulas serão ministradas no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho aberdando temas como segurança no trabalho; meio ambiente; cooperativismo; novas exigências profissionais e mercado de trabalho.

Além desses pontos, os alunos também conhecerão um pouco do histórico da apicultura e receberão informações sobre a biologia das abelhas; os custos de implantação do apiário; os principais materiais de segurança e de manejo; as legislações específicas para a apicultura; a formação do apiário e o transporte de colmeias.

Hoje, o Sindicato Rural inicia as aulas do curso de derivados do leite para atender a Associação das Mulheres Rurais de Dourados. As aulas se estendem até o dia 24 na Comunidade Santa Terezinha, no Guassu, e serão ministradas pela educadora Vera Lucia de Almeida Milan.

As alunas vão conhecer a Instrução Normativa 51, que regula o comércio de derivados de leite; o leite e suas características; os cuidados na obtenção do leite; o processamento do leite; o soro e seu aproveitamento; técnica de produção de ricota; técnica de produção de bebida láctea achocolatada; técnica de produção de suco de soro.

O curso de derivados do leite também vai fomentar as alunas com informações sobre técnica de produção de queijo minas frescal e minas frescal temperado; técnica de produção de queijo minas padrão; técnica de produção de queijo tipo mussarela; técnica de produção de requeijão cremoso; técnica de produção de iogurte; técnica de produção de doce de leite cremoso e em barra; além de temas transversais como medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

#####CURSOS


Carolina dos Santos, coordenadora do Projeto Fazendinha, anunciou ontem a agenda de cursos do Sindicato Rural de Dourados para o mês de março. As atividades começam no dia 1º de março com o curso de Educação Ambiental no Campo, que terá como monitor o educador Laurindo Faria Petelinkar que ministrará as aulas em dois dias, na Escola Agrotécnica Pe André Capélli.

Entre os dias 15 e 18 de março acontece o curso de Plantio e Manejo de Pomar-Cultivo de Abacaxi, com o educador João de Moura Guimarães. As aulas serão ministradas no Assentamento Amparo. Em março, entre os dias 22 a 24, o Sindicato Rural volta a ministrar o curso de Apicultura Avançada, com o educador Giuliano Nascimento Rangel Aquino. As aulas acontecem na Fazenda Santa Madalena.

De 24 a 26 de março será oferecido o curso de instalação de cerca elétrica, com o educador Rodrigo Henrique de Souza Azevedo. As aulas acontecem no espaço do Projeto Fazendinha, no Parque de Exposições. De 31 de março a 2 de abril será ministrado o curso de Operação e Manutenção de Motoserra, com o educador Zeno Fernandes. As aulas acontecem na Fazenda Santa Madalena.

Finalizando a agenda para o mês de março, será realizado o curso de produção caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados, com o educador Francisco Ferreira de Souza.

Carolina dos Santos enfatiza que o objetivo de todos os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é desenvolver atividades de formação profissional e de promoção social voltadas para o homem do campo, contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e pleno exercicio da cidadania.

“As pessoas participam dos cursos que oferecemos porque sabem que eles são importantes não apenas para aproveitar melhor o que a propriedade produz, mas, sobretudo, para servir como mais uma fonte de renda”, explica Carolina.

As ações do Senar são organizadas e desenvolvidas de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle. São ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

Para isso, o Senar conta com equipe técnica, multidisciplinar, responsável pela condução dos trabalhos e com equipe de instrutores, previamente preparados em uma metodologia de ensino ideal para repassar seus conhecimentos técnicos ao trabalhador e produtor rural.


Ao fim de cada programação de formação profissional rural ou promoção social realizada pelo Senar, são entregues certificados aos participantes que tenham obtido desempenho satisfatório e/ou freqüência mínima exigida para o exercício competente da ocupação, sendo válidos em todo território nacional e contribuindo para a padronização qualitativa das ações do Senar nos Estados.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Rural

Desembolso do crédito rural atinge R$ 201 bilhões em dez meses

10/05/2021 10:00
Com 98% asfaltada, MS-379 já diminui em 40% os custos do escoamento da safra
Rural

Com 98% asfaltada, MS-379 já diminui em 40% os custos do escoamento da safra

06/05/2021 19:00
Com 98% asfaltada, MS-379 já diminui em 40% os custos do escoamento da safra
Aberta campanha de vacinação de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul, contra a febre aftosa
Rural

Aberta campanha de vacinação de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul, contra a febre aftosa

04/05/2021 16:00
Aberta campanha de vacinação de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul, contra a febre aftosa
Começa a campanha nacional de vacinação contra febre aftosa
IMUNIZAÇÃO

Começa a campanha nacional de vacinação contra febre aftosa

02/05/2021 10:51
Começa a campanha nacional de vacinação contra febre aftosa
MS colhe 13 milhões de toneladas de soja e bate recorde de produção
Safra

MS colhe 13 milhões de toneladas de soja e bate recorde de produção

28/04/2021 12:00
MS colhe 13 milhões de toneladas de soja e bate recorde de produção
Últimas Notícias