A recuperação das estradas é um pleito antigo para o produtor rural. “Com as estradas ruins, o custo da produção aumenta consideravelmente. Como vamos escoar a safra com a deficiência nas estradas?”, questiona o presidente do sindicato rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli. “Estamos pedindo para tirar a soja da lavoura e levar para o armazém. Reduzir custos e aumentar a competitividade” resume o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano da Silva Bortolotto.
O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, salienta que a deficiência nas estradas do Estado é pontual, sendo emergencial a melhoria para o transporte da safra até os pontos de armazenagem antes mesmo do escoamento dos produtos até os portos. “As estradas precisam estar em condições de suportar o transporte para a estocagem de grãos”, considerou.
Durante o Showtec, no início de fevereiro, o governador André Puccinelli se comprometeu a convocar a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para a elaboração de um plano emergencial de recuperação da malha rodoviária de MS.