
“A necessidade tem que vir do produtor rural, pois ele vê a gestão como uma questão de custo, sendo que o custo é apenas uma das variadas ferramentas da Gestão. É através dela que o produtor vai evitar o endividamento, a descapitalização, os investimentos desnecessários, o mau dimensionamento da propriedade e principalmente, vai aumentar a sua margem de lucro”, explica Mauro sobre a importância do planejamento.
“Nos últimos 20 anos os brasileiros evoluíram esse pensamento, até porque até os anos 90 tínhamos uma economia fechada e o setor primário se acomodou. A estabilidade econômica fez com que o produtor sentisse a necessidade de agregar a gestão de custo à gestão de fluxo de caixa. O problema do produtor brasileiro é dolarizar seus produtos. Isso é um problema cultural. Mas o Brasil está vivendo em uma nova fase em que o empresário rural não pensa apenas na quantia de saca que vai produzir, mas sim no retorno que isso lhe dará”, relata.
O consultor financeiro e educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Silvio Balduino, informa que o produtor rural tem resistência de investir em tecnologias de gestão. “No Brasil tem-se investido apenas em tecnologia de produção animal e vegetal. Mas devido a globalização, fatores climáticos e, principalmente, as exigências da sociedade o produtor tem que se mostrar competitivo”, explica Silvio.
De acordo com ele, é preciso que o produtor rural se baseie em quatro funções da gestão: 1º - planejamento; 2º - organização das atividades; 3º - direção do sistema de produção e dos recursos humanos e financeiros e, por fim, o controle das atividades. “Não adianta o produtor executar uma alta tecnologia a campo se ele não dispõe de capacitação para quem opere as tecnologias. É preciso se desprender do sistema de produção do passado e só assim poderá transformar a propriedade rural em empresa”, afirma o educador.
Em sua 15ª edição o Showtec 2011 tem como tema “Gestão Agropecuária, um fator decisivo para o Sucesso”. O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura de Maracaju, Sicredi, Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MS, Aprosoja, Banco do Brasil, Sebrae e do CREA-MS.
Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67) 3454-2631 ou pelo e-mail [email protected]
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