
Jornalistas de vários estados brasileiros, reunidos em Ribeirão Preto durante a realização da Agrishow 2022, oficializaram a criação da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Rede Agrojor). Escolhido para integrar a primeira diretoria da entidade, o jornalista Ariosto Maesquita, da Agilità, afirmou em rede social que o dia 27 de abril de 2022 “entra definitivamente na história do jornalismo brasileiro por marcar a apresentação da entidade de representação dos profissionais do agrojornalismo nacional: a Rede Brasil de Jornalistas Agro (Rede Agrojor)”.
“Este sonho antigo, de pelo menos nove anos, começou a ser materializado a partir de 2019, quando um grupo de 11 jornalistas – do qual me orgulho integrar – tomou a frente do projeto. Hoje, a Rede Agrojor está devidamente documentada (com assembleia de constituição, registro de ata, registro estatutário etc.) e prestes a iniciar sua caminhada – já associada à IFAJ (Federação Internacional de Jornalistas Agrícolas), presente em 55 países com mais de 6 mil membros – para unir, representar, qualificar e proteger nossa categoria” escreveu Ariosto Mesquita em sua página no Facebook.
Mais adiante ele expressa sentir-se honrado por “integrar a diretoria provisória da entidade, no cargo de vice-presidente nacional. Dentro de um ano estão previstas as eleições para a constituição da primeira diretoria. Em breve traremos informações sobre propósitos da entidade, critérios e demais detalhes de como se associar” esclareceu.
DIRETORIA – A diretoria encarregada de concretizar a implantação da Rede Agrojor no país ficou assim constituída: Presidente – Vera Ondei (São Paulo, SP); Vice-presidente nacional – Ariosto Mesquita (Campo Grande, MS); Vice-presidente internacional – Joana Colussi (Porto Alegre, RS); Secretária: Mariele Previdi (Itu, SP); Suplente de secretário: Luiz Henrique Pitombo (São Paulo, SP); Diretora de comunicação nacional: Flávia Romanelli (Piracicaba, SP); Suplente de diretor de comunicação nacional: Enio Campoi (São Paulo, SP); Diretor de Comunicação Internacional: Daniel Azevedo Duarte (Campinas, SP) e membros do Conselho Fiscal: Lúcia Achutti (Porto Alegre, RS), Viviane Taguchi (São Paulo, SP) e Flávia Tonin (Sorocaba, SP).
Na foto acima estão os jornalistas Vera Ondei (presidente), Daniel Azevedo Duarte (diretor de comunicação internacional), Flávia Romanelli (diretora de comunicação nacional), Mariele Previdi (diretora secretária) e Enio Campoi (suplente de diretor de comunicação nacional) durante a apresentação na Agrishow 2022. A Rede Agrojor tem caráter independente e não está ligada a qualquer vertente política.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Rural
Mapa começa a utilizar drones para fiscalizar plantio no Estado de São Paulo
23/03/2025 20:00

Rural
Com apoio do Governo do Estado, TecnoAgro 2025 reúne novidades do setor e conhecimento
18/03/2025 22:00

Rural
Produção agrícola de Mato Grosso do Sul deve chegar a 75,3 milhões de toneladas na safra 2024/25
18/03/2025 09:00

Nova fronteira
Citricultura abre oportunidades e muda a vida de trabalhadores em Mato Grosso do Sul
10/03/2025 09:00

Desenvolvimento
Estudo inédito traz panorama socioeconômico da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul
05/03/2025 14:00