Dourados – MS quinta, 10 de outubro de 2024
21º
Expoagro Digital

Ferrovia irá cortar pela metade custos com transporte de soja e milho no MS

Estrada de ferro de 76 quilômetros ligará Dourados até Maracaju, passando por Corumbá e Bolívia até o Pacífico; principal desafio será a recuperação da linha férrea no ramal entre Ponta Porã e Campo Grande

15 Set 2021 - 08h00Por Ana Paula Amaral
Segundo o economista Carlos Alberto Vitoratti, há ainda a possibilidade de implantação de um outro ramal, que está em estudos no Banco Mundial - Crédito: DedivanSegundo o economista Carlos Alberto Vitoratti, há ainda a possibilidade de implantação de um outro ramal, que está em estudos no Banco Mundial - Crédito: Dedivan

A implantação de um ramal da Ferroeste na região de Dourados terá como principal benefício o barateamento no transporte da produção agrícola do Mato Grosso do Sul, especialmente a soja e milho. Segundo economista ouvido pelo O Progresso, a redução nos custos de logística de transporte dos grãos pode chegar a 50%. A estrada de ferro de 76 quilômetros ligará Dourados até o município de Maracaju, trecho importante para o escoamento de commodities. Através deste ramal, os produtos chegarão até Campo Grande por meio da retomada da linha já existente, e seguem até Corumbá e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, chegando ao Oceano Pacífico. 

A inclusão de Dourados no plano de modernização das ferrovias do Governo Federal foi anunciada na semana passada. O investimento da Ferroeste neste empreendimento será de R$ 2,85 bilhões nos próximos anos. A implantação da linha férrea, pleiteada pelo município há um bom tempo, significa escoamento da produção mais rápido e barato, o que aumenta a competitividade dos produtos douradenses.

Segundo o economista Carlos Alberto Vitoratti, há ainda a possibilidade de implantação de um outro ramal, que está em estudos no Banco Mundial, para ligar Maracaju/Dourados a Cascavel e Porto de Santos. A rota já autorizada pelo governo federal, apesar de mais longa, torna os custos de logística de transporte dos grãos brasileiros, especialmente a soja e o milho, ainda mais baratos. A redução de custos de transportes, seja com a colocação dos produtos nos portos ou a operação destes, pode chegar à faixa dos 50% do que é atualmente praticado. “O transporte por ferrovia é mais lento, mas bem mais barato. Como no caso de soja e milho não há problemas quanto ao tempo, certamente será uma opção muito interessante”, explica o especialista.

Na opinião do economista, o único desafio será com relação à recuperação da linha férrea entre Ponta Porã e Campo Grande, que está deteriorada. “A ALL (América Latina Logística), que é a operadora desta linha, precisa estar disposta a bancar estes custos. Afinal, mesmo existindo o leito férreo, as estações de Ponta Porã, Itahum, Maracaju e Sidrolândia praticamente não existem mais”, explica. 

Mesmo assim, segundo ele, a proposta é viável e ajudaria em muito o escoamento das safras, já que não dependeriam do escoamento por Santos, mas sim, por portos do Oceano Pacífico. Neste trajeto, o custo de embarque de produtos para China, Coreia do Sul, Malásia, Japão e Cingapura ficam muito mais baratos.

Ferrovia
Na avaliação da Prefeitura Municipal de Dourados, a instalação de um terminal de logística e infraestrutura intermodal no município é fundamental para garantir mais competitividade às commodities produzidas em Mato Grosso do Sul. “Dourados é uma cidade referência para os municípios da região do sul do Estado. Este investimento terá impacto na vida de mais de 1 milhão de pessoas”, afirmou o secretário municipal de Governo, Henrique Sartori.

Previsto na Medida Provisória 1.065/2021, o programa Pro Trilhos vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias, de forma mais célere e simplificada, a partir do instrumento da autorização. Fazem parte do ‘Setembro Ferroviário’ a autorização para construção de novas linhas férreas em regiões consideradas estratégicas no Brasil. Além do trecho Dourados/Maracaju, o programa também contempla investimentos nos Estados do Paraná, Maranhão, Espírito Santo e Pernambuco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS promove o 7º Seminário Estadual da Guavira com o tema
Futuro verde

UEMS promove o 7º Seminário Estadual da Guavira com o tema

07/10/2024 08:00
UEMS promove o 7º Seminário Estadual da Guavira com o tema
Projeto destina parte dos recursos de loterias para o crédito rural
Agropecuária

Projeto destina parte dos recursos de loterias para o crédito rural

07/10/2024 06:30
Projeto destina parte dos recursos de loterias para o crédito rural
Via Fundect e Semadesc, Governo investe mais de R$ 5 milhões em Programa de Residência Agrária
Desenvolvimento

Via Fundect e Semadesc, Governo investe mais de R$ 5 milhões em Programa de Residência Agrária

05/10/2024 12:30
Via Fundect e Semadesc, Governo investe mais de R$ 5 milhões em Programa de Residência Agrária
Fundect e Semadesc investem mais de R$ 5 mi em Programa de Residência Agrária
Rural

Fundect e Semadesc investem mais de R$ 5 mi em Programa de Residência Agrária

04/10/2024 17:30
Fundect e Semadesc investem mais de R$ 5 mi em Programa de Residência Agrária
Híbridos de milho da Brevant Sementes são os mais plantados no Mato Grosso do Sul
Rural

Híbridos de milho da Brevant Sementes são os mais plantados no Mato Grosso do Sul

04/10/2024 14:30
Híbridos de milho da Brevant Sementes são os mais plantados no Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias