Dourados – MS domingo, 13 de junho de 2021
Dourados
24º max
10º min
Rural

Diretor do Sistema Famasul destaca desenvolvimento sustentável do agro em seminário

29 Jul 2016 - 13h57
Evento realizado na última quinta-feira em Campo Grande reuniu mais de 100 pessoas. 
 - Evento realizado na última quinta-feira em Campo Grande reuniu mais de 100 pessoas. -
Desenvolvimento sustentável da agropecuária sul-mato-grossense, importância do setor para a economia e a representatividade do sistema sindical. Estes foram alguns dos pontos destacados pelo diretor tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante o Seminário de Agronegócios, promovido pela Amcham Brasil, nesta quinta-feira (28), na sede da instituição, em Campo Grande.


O evento contou com a participação de mais cem pessoas e debateu o tema ‘Perspectivas de mercado e Tendências do Agronegócio’. Em sua palestra, Novaes falou dos elementos econômicos que potencializam o setor em âmbito estadual e nacional. "O PIB – Produto Interno Bruto responde por 82,3% do resultado total do Estado, contabilizando R$ 61,1 milhões".


Durante o seminário, Novaes, que é também presidente da Fundação MS e da Sulcanas – Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar do Estado, ressaltou os pontos positivos e também os desafios da ponta produtiva. "O agro é competitivo no mercado externo e menos susceptível às dificuldades econômicas internacionais. Entretanto, enfrenta desafios como elevados juros e inflação alta, entre outros".


Além disso, o representante do Sistema Famasul falou da sustentabilidade vivenciada pelo setor nos últimos anos e evidenciada nos números oficiais. "Em 30 anos, a área destinada à produção agropecuária aumentou 82%, enquanto que a produtividade, no mesmo intervalo alcançou 204% levando a produção a um aumento de 452%".


Após a palestra do diretor do Sistema Famasul, o presidente da Ouro Fino, Dolivar Couracci Netto abordou as perspectivas de mercado e tendências do agronegócio. Guilherme Bellotti de Melo, consultor agro Itaú BB, falou sobre mercados futuros e Douglas Ribeiro, diretor de trading Algar Agro, abordou a cadeia de suprimentos do agro. No final do encontro, os interessados tiraram dúvidas sobre as temáticas apresentadas.


Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rural

Região Sul-Fronteira de MS é destaque no manejo biológico da soja

10/06/2021 09:00
Abate de bovinos no primeiro trimestre tem menor nível desde 2009
Rural

Abate de bovinos no primeiro trimestre tem menor nível desde 2009

08/06/2021 18:00
Abate de bovinos no primeiro trimestre tem menor nível desde 2009
Rural

Novo sistema dinamiza as análises do Cadastro Ambiental Rural traz benefícios aos produtores rurais em MS

07/06/2021 18:00
Rural

Governo fixa ações para avaliar importação de produtos agropecuários

24/05/2021 19:00
Agricultura Familiar de Nova Alvorada do Sul acessa investimento para energia solar
Rural

Agricultura Familiar de Nova Alvorada do Sul acessa investimento para energia solar

23/05/2021 18:00
Agricultura Familiar de Nova Alvorada do Sul acessa investimento para energia solar
Últimas Notícias