
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária promove quinta-feira (2), às 8h, audiência pública para debater as recentes pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) quanto à tropicalização da cultura do trigo, seus resultados e as perspectivas de expansão da produção para os estados das regiões Norte e Nordeste.
Requerida pelos senadores Chico Rodrigues (União-RR) e Acir Gurgacz (PDT-RO), a audiência aponta para a preocupação com a necessidade de se reduzir a dependência de importação do trigo no país — algo em torno de seis milhões de toneladas —, que gira em torno de 50% do que é consumido.
“O trigo é a mais política de todas as commodities. Um problema na sua oferta pode provocar muitas revoltas na população, uma vez que o trigo é matéria prima para inúmeros derivados, presentes no dia a dia das pessoas, como o pão, por exemplo, item de consumo tão presente na mesa das famílias brasileiras", justifica Rodrigues.
De acordo com o senador, em dezembro de 2021, a Embrapa Roraima começou os experimentos com cultivares na sua Vitrine Tecnológica, em Boa Vista, para observar, em campo, o comportamento da cultura do trigo nas condições locais.
“As cultivares BRS 264, BRS 394 e BRS 404, previamente desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, foram selecionadas para teste em Roraima e estão sendo avaliadas. Os primeiros resultados foram animadores e o plantio em escala com essas cultivares foi iniciado ainda em janeiro de 2022, no Campo Experimental Água Boa (Ceab)”, relata o senador por Roraima.
Foram convidados a participar da audiência pública:
- Celso Moretti, presidente da Embrapa;
- Júlio Albrecht, pesquisador em trigo da Embrapa Cerrado;
- Edvan Alves Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima;
- João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
- Geraldo Falavinha, produtor do estado de Roraima.
A audiência é aberta à participação dos cidadãos por meio do Portal e-Cidadania (https://senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone 0800 061 22 11.
Como participar O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal eCidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal eCidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia do Cacau
O fruto que dá origem a delÃcias como o chocolate impulsiona a economia e promove o turismo
26/03/2025 14:30

Rural
Mapa começa a utilizar drones para fiscalizar plantio no Estado de São Paulo
23/03/2025 20:00

Rural
Com apoio do Governo do Estado, TecnoAgro 2025 reúne novidades do setor e conhecimento
18/03/2025 22:00

Rural
Produção agrÃcola de Mato Grosso do Sul deve chegar a 75,3 milhões de toneladas na safra 2024/25
18/03/2025 09:00

Nova fronteira
Citricultura abre oportunidades e muda a vida de trabalhadores em Mato Grosso do Sul
10/03/2025 09:00