Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
20º
Renove sua CNH
Rural

Agricultura sustentável gera mais lucro ao produtor

Além de aumentar a rentabilidade, adotar algumas práticas sustentáveis que diminuem o impacto causado ao meio ambiente, pode garantir a viabilidade financeira da produção

21 Nov 2021 - 07h31Por Da Redação
O Agroecologista Antônio Weber, que mantêm em Dourados um modelo sustentável de agricultura - Crédito: DivulgaçãoO Agroecologista Antônio Weber, que mantêm em Dourados um modelo sustentável de agricultura - Crédito: Divulgação

A agricultura sustentável é um conceito usado para definir a relação entre as práticas da agricultura e as de sustentabilidade. Dessa forma, a atividade econômica da agricultura permite respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo, em que garante sua viabilidade financeira, obtendo maior equilíbrio entre ambas as partes.

Para que a agricultura sustentável seja uma realidade, é preciso adotar algumas práticas na terra para diminuir o impacto causado ao meio ambiente e desenvolver soluções que possam ajudar nesse processo.
Dentre elas, está diminuir o uso de adubos químicos, fertilizantes e pesticidas nos alimentos, criar formas de reúso da água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda, usar fontes de energia limpa, dentre outras. Boas práticas sustentáveis para você aplicar:

Controle de pestes
por vias naturais

Nos últimos 10 anos, o Brasil esteve à frente do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Esse tipo de produto químico tem sido usado em larga escala nas plantações. Isso mesmo com comprovações científicas de que podem causar problemas de saúde nos consumidores e no meio ambiente, com contaminação da terra, água e ar, por exemplo.
Além disso, diversos agrotóxicos proibidos, na União Europeia e nos Estados Unidos, são utilizados em larga escala nas lavouras brasileiras. Uma solução sustentável para  o controle de pragas e pestes nas plantações é o uso de pesticidas naturais. Dependendo da ocorrência de insetos na lavoura, é possível desenvolver produtos naturais à base de alho, folhas de tomate, tabaco, urtiga, estrume, dentre outros orgânicos.

Uso de containers
Na agricultura, os containers podem ser utilizados como armazém para grãos, sementes, depósito de materiais ou, até mesmo, como moradia. Nesse caso, como a estrutura já está pronta, não é necessário o gasto de matéria-prima para construir uma de alvenaria, por exemplo, o que diminui o impacto ambiental no campo. Outra vantagem, é o fato de o container “liberar” o produtor do trabalho e do custo de uma obra padrão. A estrutura já vem pronta e, dependendo do projeto, exige apenas alguns acabamentos.

Rotação de culturas
Uma terra que serve para plantação de uma única cultura, como feijão, milho ou soja, tende a provocar maior degradação do solo e gerar uma série de prejuízos. Isso pode acontecer por meio da queda da produtividade, já que, com o solo mais pobre, a produção é menor. Consequentemente, a colheita fica vulnerável a insetos e outras pragas.
Nesse caso, a agricultura sustentável sugere que seja feita uma alternância no plantio de determinadas espécies em um mesmo terreno, garantindo melhor qualidade de solo e do próprio produto que será colhido naquele local.

Fontes de energia renováveis
Fontes à base de carvão ou de hidrocarbonetos, como o petróleo, são altamente poluidoras. No entanto, é bastante possível criar soluções sustentáveis para garantir energia às atividades corriqueiras do campo.
A energia solar tem sido cada vez mais difundida e popularizada. Em regiões onde a incidência da luz do sol é frequente, pode ser considerado um bom negócio. Outras fontes de energia, como a biomassa, produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, ou o biodiesel, são soluções igualmente importantes para a adoção de práticas sustentáveis na agricultura.

Internet das coisas no campo
O conceito de agricultura inteligente tem ficado mais comum à medida que empresas investem em soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial (IA) ou Internet das Coisas, voltadas especificamente para o contexto rural. A expectativa é de uma verdadeira revolução no setor, melhorando os resultados, a produtividade e o faturamento que a tecnologia pode ajudar a trazer.
Uma delas já vem acontecendo pela Agricultura de Precisão (AP). Com o monitoramento de dados em tempo real, obtidos por meio de sensores, GPS e drones, é possível monitorar aspectos, como a qualidade do solo, nível da chuva e até a quantidade de água utilizada na irrigação. A partir dessas informações, o agricultor pode decidir qual a melhor hora de plantar ou colher e otimizar seus resultados. Incrível, não?

Sistema de plantio direto
No sistema de plantio direto, as sementes são colocadas na terra não revolvida, sem aração ou gradagem prévia do solo. O plantio, nesse caso, é realizado abrindo-se um pequeno espaço de profundidade e largura, suficientes para garantir uma boa cobertura e contato da semente com o solo, o que permite a germinação direta.
Esse sistema é bastante eficiente também para o controle da erosão. Pois, mantém os resíduos vegetais sobre a terra e promove, ainda, a mobilização mínima do solo. 

Criação de sistemas de
captação de águas das chuvas
Atualmente, a agricultura é a principal usuária dos recursos hídricos disponíveis, o que equivale a 70% do consumo mundial. Por isso mesmo, os agricultores devem ter a preocupação de implementar sistemas de gestão e planejamento que considerem o uso adequado e sustentável da água.
A captação de água da chuva, nesse caso, é uma alternativa economicamente viável para o produtor rural. O sistema é relativamente simples de ser implementado, bastando instalar alguns materiais para a coleta, como calhas, canos de PVC, bambu etc.

Sementeiro de cultura
para adubação verde

A adubação verde é um sistema que incorpora restos de plantas forrageiras ou ervas daninhas no solo, a fim de repor a matéria orgânica necessária para o melhoramento da terra. Assim, ela proporciona um aumento na infiltração e retenção de água, fundamental para a melhora da fertilidade. As principais culturas utilizadas nessa prática são o milheto, a mucuna-preta, o feijão-caupi, a leucena, o sorgo, entre outros.

Compostagem
A técnica de compostagem consiste em aproveitar os restos de resíduos orgânicos para produzir adubo. Ela ajuda o agricultor a aumentar a produtividade e reduzir consideravelmente os custos. Assim, deve-se realizar a coleta dos resíduos adequadamente para suprir boa parte da demanda por insumos, sem afetar os recursos do solo e do meio ambiente.
O composto gerado é o resultado da degradação biológica da matéria orgânica. Com ele, é possível suprir a terra com diferentes nutrientes minerais, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, entre outros. Adotar as boas práticas da agricultura sustentável é não só contribuir para um mundo com mais qualidade de vida, mas ter a certeza de produzir um alimento com maior valor agregado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento técnico-científico vai discutir milho e sorgo em novas fronteiras agrícolas
Rural

Evento técnico-científico vai discutir milho e sorgo em novas fronteiras agrícolas

27/03/2024 11:45
Evento técnico-científico vai discutir milho e sorgo em novas fronteiras agrícolas
Estabilidade nos Preços do Agronegócio: Dourados mantém valores inalterados desde quinta-feira
Rural

Estabilidade nos Preços do Agronegócio: Dourados mantém valores inalterados desde quinta-feira

26/03/2024 09:15
Estabilidade nos Preços do Agronegócio: Dourados mantém valores inalterados desde quinta-feira
Ministério da Agricultura confirma MS como área livre de febre aftosa sem vacinação
Pecuária

Ministério da Agricultura confirma MS como área livre de febre aftosa sem vacinação

25/03/2024 11:30
Ministério da Agricultura confirma MS como área livre de febre aftosa sem vacinação
Bioparque Pantanal completa 2 anos de funcionamento com evento científico gratuito
Campo Grande

Bioparque Pantanal completa 2 anos de funcionamento com evento científico gratuito

23/03/2024 19:00
Bioparque Pantanal completa 2 anos de funcionamento com evento científico gratuito
TV RIT estreia neste sábado programa rural 'Semear MS'
Dourados

TV RIT estreia neste sábado programa rural 'Semear MS'

23/03/2024 09:45
TV RIT estreia neste sábado programa rural 'Semear MS'
Últimas Notícias