
A 16ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos de Juti acontece de 15 a 17 de julho. O evento, do qual a UFGD é parceira na realização, tem como objetivo resgatar a ancestral tradição camponesa: cuidar, conservar, proteger e reproduzir as sementes crioulas, bem como estimular o sistema de troca de sementes e de informações entre agricultores camponeses e instituições de ensino, visando a valorização dos Guardiões de Sementes da Sociobiodiversidade e a conservação do patrimônio genético.
Para quem tem interesse em inscrever trabalhos, a submissão é gratuita, pode ser feita até 08 de julho e cada inscrito pode enviar até 2 trabalhos, com até 15 autores cada. Confira as regras para envio em: http://www.sementescrioulas.com.br/normas-submissao.
Ao todo, os participantes terão acesso a 3 palestras, uma mesa redonda e 25 oficinas e minicursos, além de confraternizações para troca de saberes e shows de André Santini, Maria Cecília e Rodolfo e João Lucas e Walter filho. A inscrição tem o valor de R$ 10,00 ou um quilo de sementes ou alimentos não perecíveis e pode ser feita pelo site: http://www.sementescrioulas.com.br/.
De acordo com a professora da UFGD e uma das organizadoras do evento, Zefa Valdivina Pereira, as experiências vivenciadas durante estes 16 anos de feira têm se tornado, cada vez mais, importante luta dos pequenos agricultores e comunidades indígenas para promover o resgate e valorização de produtos sadios e sem agrotóxicos. “A feira hoje é vista pelas comunidades que participam do evento como uma vitrine e, ao mesmo tempo, como uma importante alternativa para a produção com sementes crioulas, visando à defesa de um modelo de agricultura baseado no uso sustentável, além da importância para a priorização da preservação e conservação do cerrado”, explica a docente.
Serviço
No local do evento, que será na E. M. Doraci de Freitas Fernandes, serão servidos almoço e janta pelo valor de R$ 10,00 e o café da manhã não será cobrado. É necessário levar copos, pratos e talheres para alimentação. Além disso, haverá alojamento para quem precise pernoitar, sendo preciso levar colchonete e cobertor.
Concomitante à feira, acontecerá também o 9º Seminário Sobre Uso e Conservação do Cerrado do Sul de Mato Grosso do Sul e a XVIII Campanha Nacional de Promoção do Produto Orgânico no Mato Grosso do Sul. Para mais informações sobre a programação e outros detalhes, acesse: http://www.sementescrioulas.com.br/.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande
Agetran informa interdições de trânsito para eventos na Capital
08/02/2025 10:45

Maracaju
Copasul inaugura Silos Serra com capacidade para 900 mil sacas
02/02/2025 15:30

Agricultura
Começa a colheita da soja em Mato Grosso do Sul
02/02/2025 13:00

Proleite
Governo de MS inicia programa para melhorar rebanho e aumentar produção de leite
31/01/2025 14:30

Agricultura
Mesmo com ameaça da seca, cai a cobertura por seguro rural em MS
31/01/2025 08:30