
Creusimar Barbosa, vereador eleito em 2020 pelo Democratas, nasceu em Mirante do Paranapanema-SP, tem 61 anos e desde os anos 80 mantém vínculos familiares e de amizade com Vila Vargas em Dourados. Formado em Produção Publicitária, Creusimar diz que está muito motivado e quer fazer um mandato com muito trabalho e que faça real diferença na vida do douradense. Afirma que vai fiscalizar de maneira muito séria e transparente as ações e trabalho do prefeito Alan Guedes, e paralelo a isso, também levar as demandas de maneira oficial à prefeitura. Acredita que o vereador deve estar próximo da população, e assim, deseja estar nos bairros ouvindo as lideranças e suas reinvindicações.
O vereador assumiu a Presidência da Comissão de Assistência Social. Como cadeirante, conhece de perto as dificuldades sobre a acessibilidade em nossa cidade. E essa é uma de suas bandeiras para buscar as resoluções necessárias para Dourados. Em entrevista ao O PROGRESSO, ele afirmou que vai lutar pela saúde, com um olhar com mais cuidado de maneira rápida e prática, principalmente em relação a pandemia da covid-19. Na questão de educação, na primeira sessão, Creusimar solicitou a finalização e investimentos para a Creche do Parque das Nações I. Atendeu mães e pais preocupados por não conseguirem vagas em creches.
Por que quis se tornar vereador e como esse desejo "nasceu"?
Eu nasci em Mirante do Paranaparema, São Paulo, hoje tenho 61 anos. Desde pequeno gostava de acompanhar as notícias políticas no rádio. Esse assunto sempre me chamava a atenção. E na medida que cresci, fui me envolvendo na parte prática da política. Trabalhei em campanhas políticas em 1976, e isso me levou a conhecer políticos como o atual Vice-Governador Murilo Zauith. Neste meio tempo, me formei em Produção Publicitária, e pude atuar no serviço público em Dourados. E deste trabalho, veio o convite do partido Democratas para sair como candidato a vereador na eleição passada. E diante o esforço e trabalho, conseguimos chegar até aqui.
Quais serão suas principais pautas para o ano de 2021?
Neste mandato assumi a Presidência da Comissão de Assistência Social, e sem dúvidas quero trabalhar com pastas que venham trazer benefícios reais para a população douradense. Como todos sabem, hoje estou cadeirante, e conheço de perto as dificuldades sobre a acessibilidade em nossa cidade. Tudo fica mais difícil. E por isso, vou levantar muito esta bandeira e trabalhar para buscar as resoluções necessárias para Dourados. E sem deixar de lado, vivemos em tempo únicos, e a saúde precisa de um olhar com mais cuidado de maneira rápida e prática. Ainda estamos passando pela pandemia da covid-19 e Dourados precisa estar preparada para cuidar de todos. Agora temos a vacina chegando, e vamos fiscalizar todo o processo da vacinação, organizada pela prefeitura. E no decorrer do mandato, buscar a organização de nosso município.
O que será prioridade no seu mandato?
Estou trabalhando em um projeto de lei que visa justamente a pauta da acessibilidade. Como disse anteriormente, sei o que esta parte da população passa na pele todo dia, e por isso, me sensibilizo em atuar para buscar melhorias em acessibilidade. Trabalhar para que todos consigam ir e vir, que Dourados se torne uma cidade melhor para todos. E quem precisa desta acessibilidade urbana, consiga viver melhor.
Qual sua relação ou como pretende se relacionar com a prefeitura?
Precisamos entender que a prefeitura sozinha não consegue trazer todos os benefícios que buscamos, e o mesmo acontece comigo, como vereador. Temos que atuar cada um na sua esfera para que o todo funcione. Nosso município se encontra em grandes dificuldades, financeira, na saúde e na organização urbana, entre outras coisas que o douradense está insatisfeito. Eu pretendo, assim como foi definido pela câmara, ajudar a prefeitura no seu dever e colocar Dourados em ordem. Contudo, não significa que não iremos dialogar, se posicionar e fiscalizar as ações da prefeitura. Afinal, este é nosso dever como vereador. Dourados precisa de que todos, prefeitura e câmara, trabalhem juntos.
Como pretende fiscalizar o trabalho da prefeitura?
Fui eleito vereador e o meu dever, a minha função principal é fiscalizar o trabalho do prefeito e suas secretarias. É claro que vamos fazer isso. Pretendo acompanhar de maneira séria a distribuição, aplicação do dinheiro público. De onde vem e para onde vai. E se está sendo distribuída de maneira correta e coerente com a situação vigente. Como exemplo, sabemos que o novo prefeito pegou a prefeitura com problemas no financeiro, e uma cidade com muitas demandas pontuais graves, como os buracos nas ruas, limpeza da cidade, e principalmente, as questões da saúde nesta pandemia, e tudo isso, requer ações rápidas. Então, a prefeitura definindo suas ações, vamos acompanhar os trabalhos de perto.
Pretende criar algum instrumento que facilite o acesso do cidadão às ações do seu mandato?
Bem, quero sempre estar com as portas abertas para receber a todos. Pretendo ouvir e conversar com a população nos bairros, para trazer as demandas e necessidades de todos. E não posso deixar de expressar, que as tecnologias ajudam muito nesse diálogo contínuo, por isso, estou organizando as mídias sociais para mostrar o meu trabalho e por meio dela também ouvir a nossa população.
Qual sua opinião em relação às medidas de enfrentamento ao Covid-19 adotadas pela prefeitura?
Esta é uma situação importante. Estamos iniciando os acompanhamentos das ações da prefeitura nesta nova etapa das medidas para enfrentar a pandemia. É claro, que a prefeitura não é o responsável direto pela compra da vacina, e sim o governo federal, mas é cabível à prefeitura, organizar a distribuição e vacinação na cidade de maneira rápida e eficaz. E isso tem acontecido em Dourados. Estamos torcendo que chegue a vacina para todos logo.
Quais suas expectativas de mandato para melhorar a vida da população douradense, especialmente dos moradores de Vila Vargas, distrito no qual o senhor representa na Casa de Leis?
Estou muito motivado e quero fazer um mandato com muito trabalho e faça real diferença na vida do douradense. E como falei anteriormente, tenho que fiscalizar de maneira muito séria e transparente as ações e trabalho do prefeito Alan Guedes, e paralelo a isso, também levar as demandas de maneira oficial à prefeitura. O vereador pede, e a prefeitura na medida que for possível e cabível deve realizar. E tudo isso, deve ser fiscalizado, de onde o dinheiro vem e para onde vai.
Eu estou neste primeiro mandato, porém acredito que o vereador deve estar próximo da população, e assim, desejo estar nos bairros ouvindo as lideranças e suas reinvindicações. Outra questão, é que como vereador, não quero ser só reconhecido por um bairro, mas por todos os bairros da cidade. Afinal, não fui eleito apenas por um bairro, tive votos em vários bairros, e por isso devo trabalhar pela cidade como um todo. E estar atento a todos os problemas vivenciados aqui em Dourados.
Na primeira sessão, já solicitei a finalização e investimentos para a Creche do Parque das Nações I, que foi iniciada na gestão do Murilo Zauith e até hoje não está pronta. Já atendi mães e pais preocupados por não conseguirem vagas em creches. E isso precisa ser resolvido, é uma demanda maior neste início de ano. E também, temos os problemas dos buracos nas ruas, já reivindiquei ações para solucionar isso.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Presidente da Fiems defende maior redução de custos das taxas cartorárias em MS
06/12/2023 13:30

Política
Ministro ameaça processar deputado de MS em sessão recheada de provocações e ataques
06/12/2023 09:00

Política
PL das Fake News deve ganhar força em 2024 com eleições municipais
05/12/2023 19:15

Capital
Marcos Pollon não confirma candidatura, enquanto Coronel David segue crescendo nas pesquisas
05/12/2023 16:45

Política
Alvo de operação contra o jogo do bicho, deputado Neno Razuk diz ser inocente
05/12/2023 13:30