
De acordo com o projeto (PLS 172/11), são consideradas atividades de natureza permanente os serviços de copa, vigilância, limpeza e conservação de edifícios públicos, os serviços de atendimento ao público – pessoal ou por meio eletrônico – de qualquer natureza, os serviços de varrição de vias e logradouros público e os serviços de coleta de lixo, "além de outras atividades atinentes ao objeto e funcionamento do ente da administração e que não tenham caráter eventual".
Atualmente, a lei permite a "terceirização" das atividades desde que elas não estejam vinculadas à atividade-fim do órgão em questão.
Walter Pinheiro argumenta que isso criou "um gigantesco contingente de trabalhadores de segunda classe – os terceirizados – que não dispõem, na prática, de qualquer proteção social".
Ele afirma que muitas das prestadoras de serviço contratadas pelo governo "são entidades de fachada, verdadeiras arapucas cujo único fim é o de garantir a contratação pelos entes da administração pública". Tais empresas, de acordo com o senador, "caracterizam-se pela sistemática denegação dos direitos trabalhistas de seus empregados e pela sonegação das contribuições e impostos decorrentes do contrato de trabalho".
Entre as atividades que não estão incluídas na proibição estão as relacionadas a obras, a serviços de natureza "puramente eventual" e a serviços de coleta, processamento e comércio de lixo reciclável efetuados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda.
A matéria recebeu parecer favorável elaborado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
######(Agência Senado).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dourados
Presidente do Legislativo recebe visita do deputado Renato Câmara
há 44 minutos atrás

política
Murilo comunica que não assumirá o governo e Paulo Corrêa é empossado governador interino
26/01/2021 13:44

política
Simone Tebet promete independência, prioridade a reformas e combate à pandemia
26/01/2021 09:48

dourados
Câmara retoma sessões presenciais no dia 1° de fevereiro
26/01/2021 09:20

Política
Marçal cobra de prefeituras a implantação de atendimento domiciliar a pacientes com câncer
24/01/2021 09:01