Escolher Simone Tebet (MDB) para representar a chamada terceira via, na eleição presidencial, não se explica pela principal informação revelada nas pesquisas de intenção de voto. Com apenas 2% da preferência, a senadora empata, dentro da margem de erro, com o ex-governador João Doria (PSDB), que chegou a 4% no mais recente levantamento do Ipespe. Em vez da intenção de voto, a resposta que lhe favorece é outra: a rejeição mais baixa. Segundo o instituto, 37% não votariam de jeito nenhum em Simone. Já em relação ao tucano, esse porcentual sobe para 53%. Diferentemente de João Doria (PSDB) , a senadora tem seu nome defendido pelo presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi (SP), e conta com a aprovação declarada de 20 dos 27 diretórios estaduais. Com a desistência de João Dória, o nome de Simone Tebet ganha força como alternativa da terceira via a presidência da República.
Aeroporto
Após autorização dada em março pelo Governo Federal, o governo do Estado abriu processo licitatório para contratação das obras de modernização no Aeroporto de Dourados. Serão investidos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil. O tipo da concorrência no certame será por menor preço e abertura das propostas está agendada para 6 de junho. A modernização faz parte de um planejamento estratégico do Governo Federal para desenvolver a aviação regional e impulsionar a economia da região. Dourados é a cidade mais populosa do interior está próxima da fronteira do Brasil com o Paraguai e é passagem dos turistas em direção a Bonito e ao Pantanal. A principal intervenção nesta modernização será a construção de um novo terminal de passageiros, mas há previsão de seção contra incêndio e estação prestadora de serviços de telecomunicações, entre outras edificações.
Escaparam
As plantações passaram pela primeira onda de frio do ano sem prejuízos generalizados, diferente do que aconteceu no inverno de 2021. Apesar do temor de que geadas causassem danos graves em cultivos como os de hortaliças, café, cana e de milho, houve apenas registros de problemas pontuais até agora.
Freio
Uma sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo teve bate-boca entre o deputado Wellington Moura (Republicanos) e Mônica Seixas (PSOL). O parlamentar disse que iria colocar um «cabresto da boca» da colega. «Vou colocar um cabresto na sua boca», afirmou Moura. Mônica respondeu: «Você não vai calar minha boca», e ele respondeu :»Vou sim». Em nota, o parlamentar do Republicanos se defendeu: «Quando me referi a deputada Mônica Seixas, me utilizei da palavra cabresto no contexto de dizer: algo que controla, contendo então as palavras dela”... Além de Moura, Mônica Seixas também entrou com pedido de cassação contra Gilmaci Santos (Republicanos). Ela chamou a deputada de «louca».
Vítimas
Duas onças-pintadas foram encontradas mortas no ano passado na região do Abobral, no Pantanal em Corumbá. As onças e outros 18 animais da fauna local foram envenenados por “carbofurano”, agrotóxico proibido no país desde 2017 e facilmente encontrado no Paraguai.
Mudanças
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial na quarta-feira uma resolução que altera a estrutura nas varas em Campo Grande e Dourados, assim como traz outras atribuições à Vara de Execução Fiscal do Interior. Conforme a publicação assinada pelo desembargador Carlos Eduardo Contar, presidente do TJ/MS, o acervo e competências da 8ª Vara Cível de Dourados foram transferidos para a 7ª Vara Cível. A estrutura da 8ª Cível será transformada em Vara da Infância e da Adolescência.