
A saída na instância municipal seria a reedição do BDR (Bloco Democrático Reformista) com o qual as três legendas caminharam juntas nas eleições do ano passado à Presidência da República.
O anúncio sobre a possibilidade de se manter essa frente partidária no próximo pleito foi feito na manhã de ontem pelo presidente regional do PSDB, deputado feeral Reinado Azambuja.
O maior temor da cúpula tucana é que DEM e PPS mantenham a ideia de candidatura própria na Capital, o que, segundo analistas, poderia dificultar os planos do PSDB que almeja fazer o sucessor do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), ano que vem.
Há dias, as direções do DEM e do PPS apontaram respectivamente como possíveis candidatos à sucessão municipal os nomes do deputado federal Luiz Henrique Mandeta e do vereador Athayde Nery, presidentes regionais dos dois partidos.
Para analistas, a ideia de candidatura isolada do DEM e do PPS teria saído da cabeça do governador André Puccinelli (PMDB) como forma de neutralizar o PSDB, que tem como eventual candidato o nome do próprio Azambuja.
Outra alternativa dos tucanos para enfrentar o PMDB nas eleições muncipais do ano que vem seria indicar o nome da senadora Marisa Serrano, que deve recuar devido ao seu interesse em disputar com o deputado estadual Antonio Carlos Arroyo (PR) uma vaga no TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Hoje aliados dos peemedeistas nos planos municipal e estadual, o PSDB se diz disposto a enfrentar o deputado federal Edson Giroto (PR), que teria a preferência de Puccinell ou, no caso, um representante do PMDB, dividido entre o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Edil Albquerque, o secretário de Habitacão e deputado estadual licenciado Carlos Marun, e o presidente da Câmara de Vereadores da capital, Paulo Siufi.
O presidente da executiva regional do PSDB assegura que já conversou sobre a reativação do bloco tanto com Mandeta quanto com Athayde.
Em entrevista à imprensa, Azambuja adiantou que o PSDB encomendou a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas a fim de sondar a melhor opção em reais condições de enfrentar as urnas em 2012.
O deputado, que em outras oportunidades se manifestou interessado em postular o cargo de prefeito, garantiu, desta vez, que nada está definido em relação ao candidato tucano, lembrando ainda que as pesquisas encomendadas pela cúpula do PSDB devem apontar outros eventuais nomes à sucessão de Nelsinho Trad.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Marçal cobra de prefeituras a implantação de atendimento domiciliar a pacientes com câncer
24/01/2021 09:01

política
Segue para o Senado projeto da Lei de Eficiência Pública
23/01/2021 16:08

política
Senadores entram com representação no Ministério Público para investigar Aras
23/01/2021 15:36

política
Projeto cria Lei de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições
23/01/2021 14:30

energia
Projeto suspende reajuste tarifário da Centrais Elétricas do Pará
23/01/2021 13:39