Dourados – MS segunda, 06 de abril de 2020
Dourados
31º max
23º min
Mato Grosso do Sul

Proposta permite incluir nome de cônjuge nas faturas de água, luz, gás e telefone

28 Fev 2020 - 08h46
Deputado Neno Razuk é o autor de dois projetos de lei apresentadosna AL - Crédito: Luciana NassarDeputado Neno Razuk é o autor de dois projetos de lei apresentadosna AL - Crédito: Luciana Nassar

O deputado estadual Neno Razuk (PTB), vice-líder do G-10, apresentou projeto de lei que assegura ao consumidor contratante de serviço público o direito de incluir o nome de seu cônjuge ou companheiro como adicional na fatura mensal de consumo emitida pelas concessionárias de abastecimento de água, telefonia, distribuição de energia elétrica e gás.

A finalidade desta proposta do parlamentar é atestar a residência deste cônjuge ou companheiro, no Estado de Mato Grosso do Sul, já que muitas vezes é requisitada uma conta destas empresas que tenham o nome destes inscritos para comprovar onde residem, e somente o titular da fatura de serviço pode incluir o nome do cônjuge.

Se a constitucionalidade da proposta for aprovada após análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a mesma segue para apreciação pelos parlamentares nas votações em Plenário. O projeto de lei então, se aprovado, segue à sanção do Poder Executivo e a lei entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso do Sul.

As concessionárias terão o prazo de 90 dias, a partir da publicação desta lei, para se adequarem. O descumprimento da lei acarretará em sanções cabíveis e previstas no artigo 56, da Lei Federal 8078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor.

Neno Razuk explicou as razões da proposta hoje apresentada. “A aprovação deste projeto de lei evita o constrangimento e as dificuldades que muitos cidadãos e consumidores enfrentam quando precisam comprovar a sua residência, pois a regra atual é que consta na fatura apenas o nome de um dos cônjuges. Isso contraria um dos princípios esculpidos pela legislação que informa que consumidor é todo aquele que se utiliza do serviço público, e não somente aquele que figura como o titular do contrato firmado com essas concessionárias”, justificou o parlamentar.

Denominação

Neno Razuk também apresentou nesta manhã (27) projeto de lei que denomina "Rodovia Felipe Antônio Prechitko" a Rodovia MS-470, no trecho que liga o município de Douradina à BR-163. Felipe Antônio Prechitko foi um importante vereador em Dourados, que fez história com a emancipação política-administrativa de Douradina, em 1980, atuando para este acontecimento, tendo-se tornado o primeiro prefeito eleito do município.

Se a proposta for aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), nas comissões de mérito, e nas votações em plenário, torna-se lei e entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico de Mato Grosso do Sul.

O deputado justificou a apresentação desta homenagem.  “Diante a da tamanha importância histórica para o Estado, principalmente para Douradina, conto com a aprovação deste projeto que homenageia este importante homem que iniciou sua vida pública no Estado”, destacou Neno Razuk.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Teletrabalho

PGDI define atividades diárias que servidores devem realizar durante teletrabalho

04/04/2020 11:35
Rose de Freitas defende isolamento social e suporte imediato para os mais pobres
Brasil

Rose de Freitas defende isolamento social e suporte imediato para os mais pobres

04/04/2020 10:24
Rose de Freitas defende isolamento social e suporte imediato para os mais pobres
Dia 9 de abril será ponto facultativo em MS
Cidades

Dia 9 de abril será ponto facultativo em MS

04/04/2020 07:31
Dia 9 de abril será ponto facultativo em MS
Toffoli defende saída “diagonal” para isolamento por novo coronavírus
Brasil

Toffoli defende saída “diagonal” para isolamento por novo coronavírus

04/04/2020 06:49
Toffoli defende saída “diagonal” para isolamento por novo coronavírus
Eleições

Senadores pedem adiamento das eleições municipais

03/04/2020 18:20
Últimas Notícias