
Como de praxe em todo fim de ano, a romaria dos prefeitos visa reforçar o caixa das prefeituras com o chamado cré-dito à “fundo perdido”, mesmo porque a possível liberação de verba extra por parte do governo federal poderá compor a receita e facilitar no o pagamento do salário de dezembro e o décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais.
Na pratica, os prefeitos vão cobrar uma compensação financeira para cobrir o rombo causado pelas sucessivas quedas verificadas nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) ao longo do atual exercício financeiro.
Crédito a fundo perdido refere-se a recursos disponibilizados sem a destinação especifica de investimento. Normal-mente, a verba liberada é voltada a ações sociais, obras de infra-estrutura, saneamento básico, construção de moradias populares, etc.
Saúde, Educação, Finanças e divisão dos Royalties da camada pré-sal são apenas alguns exemplos dos temas que pre-ocupam os prefeitos na atualidade e no exercício da administração pública em 2011.
Na pauta do encontro, promovido pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), a partir das 9h, no auditório Petrônio Portela, no Senado, serão discutidos, entre outro temas, a conjuntura pós-eleitoral, a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa percentuais de investimento na área de saúde pública, e a divisão igualitária dos royalties do petróleo na camada do pré-sal.
Os prefeitos também devem alertar os parlamentares a respeito das dificuldades dos municípios em arcar com o piso nacional do magistério público e dos agentes comunitários de saúde, por exemplo.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima
22/04/2021 09:20

Política
Câmara aprova projeto de lei que torna escolas serviços essenciais
21/04/2021 14:00

ESPECIAL
Governo atende Marçal e suspende cobrança do ICMS de bares e restaurantes
21/04/2021 10:30

BRASÍLIA
Primeira reunião da CPI da Covid-19 será realizada depois do feriado
18/04/2021 15:14

SAÚDE
Proposta cria o Cadastro Nacional de Vacinação contra a Covid-19
18/04/2021 15:07