Dados do Detran/MS divulgados essa semana informou que o número de multas por conta do uso do celular ao volante nos quatro primeiros meses de 2022 já é de 35,7% maior que o mesmo período do ano passado. De acordo com a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, esse aumento reflete o hábito recorrente das pessoas ficarem ligadas aos celulares mesmo em situações em que elas não deveriam. A diretora comentou que o aparelho é um dos grandes vilões da segurança no trânsito, já que ele tira totalmente o foco, sendo que, segundo ela, tal atitude tem o mesmo efeito de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas. Os dados ainda mostram que os casos são muito mais recorrentes na Capital que nas cidades do interior do Estado, uma vez que, juntos, os municípios interioranos somam 5.365 casos deste tipo de infração entre janeiro e abril deste ano, já em Campo Grande tem 6.052. O Código de Trânsito Brasileiro prevê o uso de aparelho celular enquanto dirige é proibido e a infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293.47 e aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Sem agulha
A partir de 2023, Mato Grosso do Sul terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Em novembro deste ano, o Estado vai concluir a última etapa de imunização para obter o título pelo Ministério da Agricultura. Para a gestão estadual, a mudança de condição deve trazer abertura de novos mercados para a carne sul-mato-grossense. Para o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, o longo trabalho de produtores e gestão pública trarão o resultado para o Estado.
Sangria
Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido à 1h37 de terça-feira (dia 3), segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) Em 2021, marca só foi alcançada em 19 de maio. O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.
Vai pensar
A senadora Soraya Thronicke, do União Brasil, pediu “um tempo para pensar” na proposta que fizeram a ela: a de concorrer como vice na chapa do presidente nacional de seu partido, Luciano Bivar, que é pré-candidato à Presidência da República. Por questões de parceria política com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ela pode recusar.
Vem aí
Ex-governador Zeca do PT decidiu sair pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2022, primeiro cargo conquistado por ele há 24 anos. A decisão foi confirmada ao Midiamax pelo próprio político, na terça-feira passada. Zeca afirmou ter decidido pela pré-candidatura, após entender como legítimo e justo o pedido do partido nacional e estadual. “Vou fortalecer a candidatura de Lula e a majoritária do Estado, além de ajudar na eleição de deputados federais e tentar aumentar a bancada estadual”.
Chegando lá
Meses após a previsão de entrega, o Hospital Regional de Dourados está com 60% da obra concluída. Em dezembro de 2020, o prazo para entrega do complexo era pra novembro de 2021, e agora foi adiado para o final deste ano. O hospital às margens da rodovia BR-463, já está em fase de acabamento, com toda a parte de estrutura e infraestrutura já concluída, afirmou a engenheira Viviane Macedo Carbonaro, responsável técnica pelo projeto.