
Segundo o despacho de Moro, Bumlai obteve permissão para cumprir a prisão preventiva (quando não há prazo determinado para terminar) em regime domiciliar por questões de saúde. Inicialmente o juiz determinou que ele ficasse nesse regime por 3 meses, mas o perÃodo foi prorrogado depois que o pecuarista precisou ser submetido a uma cirurgia cardÃaca. O novo prazo concedido por Moro tem fim este mês e a defesa pediu mais uma vez a prorrogação do perÃodo, o que foi negado pelo juiz.
"No momento, após cinco meses de prisão domiciliar, a situação de saúde do acusado mostra-se estabilizada", diz Moro, no despacho registrado na noite de ontem (10) no sistema da Justiça Federal do Paraná. O juiz diz ainda que a necessidade de realizar exames periódicos para o controle do tumor e da reabilitação cardÃaca não justificam a prisão domiciliar.
"Esses exames e a reabilitação cardÃaca, além do próprio recebimento de medicamentos para controle desses males, podem ser feitos, sem qualquer dificuldade, em Curitiba, no próprio Complexo Médico Penal, no qual o acusado estava previamente recolhido, ou eventualmente, se necessário, por saÃdas periódicas para hospitais privados em Curitiba", diz a decisão.
Para o juiz, o pecuarista não se enquadra nas hipóteses previstas em lei para que a prisão siga sendo cumprida em regime domiciliar e determinou que o Bumlai retorne à prisão. "Deverá se apresentar à PolÃcia Federal em Curitiba no dia 23/08/2016", determinou Moro.
No despacho, o juiz lembra que o pecuarista teve prisão preventiva decretada em novembro do ano passado e que foi acusado, em uma das ações penais da Operação Lava Jato, de crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Na decisão, o juiz registra ainda que outros ilÃcitos relacionados ao empresário ainda estão sendo investigados.
Bumlai foi preso na Operação Passe Livre, 21ª fase da Operação Lava Jato. A prisão ocorreu no mesmo dia em que o pecuarista iria depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES, na Câmara dos Deputados, que investiga operações envolvendo o banco estatal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PolÃtica
Relatório e votação da PEC Emergencial ficam para semana que vem
27/02/2021 18:00

PolÃtica
Projeto altera responsabilidade da agência de turismo por voo e hotel
27/02/2021 17:00

Covid-19
Governo prorroga toque de recolher em todo o estado
26/02/2021 09:44

PolÃtica
Aeroporto vai passar por reforma e ficará fechado por vários meses
26/02/2021 08:51

PolÃtica
Bolsonaro: auxÃlio deve voltar em março, com parcelas de R$ 250
26/02/2021 08:04